Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 24/03/2020 - 15h58

Como conciliar trabalho, crianças e rotina em tempos de quarentena

Crianças em Casa! Em entrevista, a Secretaria da Educação de Atibaia traz orientações para conciliar trabalho, crianças e rotina em tempos de quarentena

Armando Teixeira Junior

Sem a ajuda dos avós, a quarentena se mostra um verdadeiro desafio para os pais que precisam lidar com o home office e as crianças cheias de energia. Em entrevista, a secretária da Educação Márcia Bernardes fala sobre esse desafio no município.

A “quarentena” causada pela pandemia do Covid-19, tem alterado de forma brutal a rotina de pessoas ao redor do mundo todo. Não é exagero dizer que nunca vivenciamos uma mobilização semelhante, e um dos grandes desafios tem sido manter a economia e serviços essenciais funcionando. Muitas pessoas estão em casa, mas não de férias, e sim trabalhando em “home office”, somada a essa realidade temos ainda as crianças, adolescentes e jovens que com as aulas suspensas estão também em casa. Com a recomendação do Ministério da Saúde para preservar de forma ainda mais radical a saúde dos idosos, que pertencem ao grupo de risco, a casa dos avós não é mais um refúgio para as crianças, que nesse período devem evitar o contato com os mais velhos.

Outra situação preocupante são as famílias de baixa renda que precisam continuar trabalhando e aquelas crianças que tinham na merenda escolar uma refeição completa, muitas vezes a única refeição do dia.

O Portal Atibaia News, com a ajuda da Assessoria de Imprensa de Atibaia, falou sobre esse assunto em uma breve entrevista com a Secretaria da Educação do município Márcia Bernardes.

Portal Atibaia News: Com a suspensão das aulas quais as recomendações da Secretaria da Educação para as crianças que estão em casa?

Orientamos que as crianças tomem todos os cuidados de higiene e proteção contra o novo Coronavirus e ainda continuem fazendo leituras de livros, brincando, produzindo textos, entre outras atividades lúdicas

Portal Atibaia News: Muitos pais dependem dos avós, deixando as crianças com eles para poderem trabalhar. Em tempos de Covid 19, como proceder?

A suspensão de aula aconteceu gradativa semana passada para que os pais justamente pudessem se organizar com as pessoas que deixariam os filhos ou até mesmo solicitarem a flexibilidade no horário de trabalho;

Portal Atibaia News: Escolas particulares, cuidadores, e babás podem continuar trabalhando ou existe orientação para que parem as atividades também?

A orientação é que não haja nenhum espaço que cuida de crianças pois o objetivo da suspensão de aula é justamente evitar o contato das crianças com outras crianças e adultos no mesmo ambiente;

Existe algum conteúdo educativo online ou EAD disponibilizado para as crianças e adolescentes e recomendado pela prefeitura para esse período de quarentena?

A Secretaria de Educação está preparando atividades para serem realizadas à distância bem como uma plataforma para acessar as atividades. Em breve divulgaremos;

Como conciliar o home office ou trabalho em casa com as crianças?

É importante estabelecer rotina tanto para as crianças como para os adultos, desde estabelecer os momentos das refeições, bem como a hora da leitura, da brincadeira, da higiene, do lanche...

Como a parada das aulas pode prejudicar o ano letivo? Existe algum plano para reposição de aulas e conteúdo após a paralisação?

Ainda é muito precoce para se falar em prejudicar o ano letivo, bem como a reposição das aulas. Precisamos aguardar o término dessa suspensão para trabalharmos com os números exatos de dias letivos a serem repostos e as estratégias para essa reposição;

Algumas crianças tinham na merenda escolar uma das refeições mais completas do dia. Famílias de baixa renda terão algum tipo de auxílio alimentação neste período?

Essa é uma inquietação de todos os Secretários de Educação do país. A Undime SP, entidade que representa todos os secretários de Educação do Estado, pela qual sou a presidente, já enviou uma solicitação ao Governo Federal de medidas para amenizar essa questão. A nossa proposta é que essa demanda seja atendida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, uma vez que os recursos da merenda são recursos carimbados e exclusivos para serem gastos com a merenda durante os dias letivos. Ainda não tivemos um retorno do Governo Federal;

Algumas ONGs e OSCs auxiliam famílias cuidando das crianças e fornecendo alimentação no contra turno escolar. Essas entidades podem continuar funcionando?

Considerando que a orientação é a suspensão de aulas para realizarem o isolamento social, não é recomendado que essas entidades continuem com atendimentos. A recomendação é a mesma dada para as escolas regulares.

VOLTAR