Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 11/12/2020 - 22h08

Conheça a história de mulheres de Atibaia que driblaram a crise causada pela pandemia

Panetones, pão de mel, doces e até laços artesanais para meninas. Conheça o exemplo de três mulheres que driblaram as dificuldades do isolamento social trabalhando em casa.

Armando Teixeira Junior

Durante este ano a expressão “home office” ganhou um novo significado e dimensão. Muitas pessoas foram forçadas a trabalhar em casa por causa da pandemia de Covid-19, mudando a rotina de toda a família.

Por causa da crise econômica causada pelo lockdown, com o fechamento da maioria dos comércios, principalmente no primeiro semestre do ano, o desemprego cresceu e quem estava em casa precisou procurar soluções criativas para driblar a crise.

Foi neste período tão complicado que muitas pessoas descobriram que trabalhar em casa era também uma forma de obter renda extra. A surpresa é que durante a pandemia a demanda por alguns tipos de serviços “feitos em casa” aumentou ao invés de diminuir.

Com a chegada do Natal e o aumento da procura por presentes, lembranças e mimos, a expectativa é que esse mercado cresça ainda mais.

O Portal Atibaia News conversou com três mulheres que adotaram um “home office” diferente: fazendo o que gostam, de forma independente e sem patrão, descobriram que é possível driblar a crise trabalhando sem sair de casa.

Sabor e Amor

Impossibilitada de trabalhar devido a pandemia, buscando uma fonte de renda para continuar pagando as despesas… foi assim que surgiu a “Sabor e Amor”. Hoje Kátia Almeida Santos da Silva tem até fila de espera para atender os clientes.

“Pensei em fazer doces, especificamente bolo de pote. Como amo cozinhar achei que deveria tentar. Começaram a chegar os pedidos, mas ainda não era suficiente. Então no aniversário dos meus filhos, fiz um bolo decorado, só para nós em casa. Minha filha postou no instagram e fez o maior sucesso, e começaram a chegar pedidos de bolos. Foi aí que surgiu a sabor e amor.” Conta Kátia.
Hoje a pequena empresa que funciona na cozinha de casa prepara doces e salgados durante todo o ano, tudo feito de forma bem artesanal.

Para o Natal os destaques são os panetones recheados, entre eles o mais procurado é o “Trufado de Kinder -Bueno”.

A proprietária da “Sabor e Amor” também fala da importância do trabalho no orçamento da casa:
“Hoje a renda dos doces nos auxilia muito nas contas. E decidimos não parar, já conseguimos clientes fixos, que sempre nos procuram e muitos se tornam amigos. Tudo é feito por uma dona de casa e mãe. É assim que cozinho. Como se fosse sempre para meus filhos.”

O trabalho que era incerto durante o início da pandemia, cresceu com a demanda das pessoas, que não podiam sair de casa, ir a restaurantes e outros lugares para se alimentarem.

“Com certeza no momento mais crítico da pandemia, os pedidos aumentaram sim. As pessoas não estavam saindo de suas casas, e acredito que passaram a consumir mais, e o serviço de alimentação se adaptou e conseguimos atender os clientes e respeitar as orientações de se manter em casa.” Conclui Kátia.

Conheça mais sobre a Sabor e Amor através do Instagram: https://www.instagram.com/saboreamor.gourmet/

Vovó Li Doces e Artesanatos

Com três filhos e dois netos, Marli Aparecida de Fátima Oliveira Teixeira encontrou uma forma de unir o útil ao agradável ao decidir preparar doces, chocolates e artesanatos em casa.

“Faço algumas coisas durante todo o ano, Floreiras de Madeira, Cupcakes , Pão de Mel, Cestas para todas as ocasiões, bombons e trufas. É uma forma de fazer o que gosto e complementar a renda, sem sair de casa”. Afirma Marli.

Hoje o trabalho em casa ganhou até um nome especial: “Vovó Li Doces e Artesanatos”.
Para o Natal os destaques são os Cupcakes e Pães de Mel decorados. As floreiras feitas em madeira também são muito procuradas, mas na reta final em preparação para o final de ano o foco serão os doces, que são um mimo bastante procurado para presentear pessoas queridas.

A expectativa é que as vendas sejam boas apesar do período difícil da pandemia.

“As floreiras que eram para o Natal já foram entregues, agora nessas últimas semanas estou focada nas encomendas dos Cupcakes e Pão de mel. É difícil calcular uma média, pelas encomendas que já tenho, espero vender mais ou menos umas 200 unidades.” Conta Marli.

Conheça as opções de artesanato e doces decorados da “Vovó Li Doces e Artesanatos” pelo whatsapp: (11) 9.9402-1418.

Laços da Bia

Fazer em casa laços finamente decorados de forma artesanal para meninas, essa foi a ideia que Maria Beatriz Sasaoka teve junto a sua filha. Aos poucos a ideia foi sendo aprimorada assim como os produtos e hoje essa é a principal fonte de renda que auxilia na aposentaria de Beatriz.

Para ela o segredo foi focar em fazer um produto de muita qualidade, mesmo que isso levasse mais tempo.

“Meu carro-chefe são os lacinhos de cabelo para crianças pequenas. Não tenho grande variação de produtos, até por ser tratarem de peças feitas à mão com materiais de alta qualidade. Demanda um pouco de tempo, mas o resultado vale a pena.” Conta Beatriz.

Quando muitos podem pensar que a pandemia atrapalhou todos os tipos de atividades comerciais, para quem trabalha em casa nem sempre isso aconteceu.

“Na pandemia o número de pedidos aumentou consideravelmente. Por ser um produto simples e bonito, os lacinhos são bem procurados como um presente versátil. Pode ser uma lembrança única e direta para uma mãe/bebê ou até ser dado de presente como lembrancinhas em festinhas de aniversário.” Explica Beatriz.

O “Laços da Bia” está se preparando para lançar uma novidade, sapatinhos para bebê personalizados, assim como em breve será lançada uma página no “instagram”.

Quer conhecer um pouco mais? Fale com a Beatriz através do Whatsapp (11) 94496-4619.

VOLTAR