Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 27/05/2022 - 17h34

Alunos da rede pública de Atibaia criam árvore dos sonhos voltada para a temática sustentável

Educadores também recebem conteúdo especial sobre a relação escola e floresta, para trabalhar em sala de aula

Cerca de 2000 alunos da Rede Pública de Atibaia participam das primeiras oficinas do Programa de Trabalho Social (PTS) - Programa de Educação Cultural (PEC) – #AtibaiaSaneamento. No início das atividades, os estudantes foram convidados a criar a Árvore dos Sonhos e refletir sobre o que poderia tornar a vida em comunidade ainda mais feliz.

Para ser mais didático e focado na realidade local do bairro onde residem, durante a oficina, as crianças e jovens formaram grupos para discutir os problemas socioambientais que hoje dificultam o alcance dos sonhos propostos. Juntos, os alunos incentivaram uns aos outros para buscar soluções simples e possíveis de serem concretizadas. “As crianças foram muito participativas e aos poucos a árvore foi tomando estrutura”, conta Jéssica Lora, Produtora Educacional do programa.

A base de todo o trabalho são os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. “Hoje aprendi sobre o meio ambiente e acho muito importante. Eu reciclo as coisas, faço vasos, brinquedos com garrafa pet. Não vejo a hora de ver tudo e queria falar para vocês que reciclar é bom”, diz Mateus Leonel Silva Santos, de 10 anos, aluno do 5º ano da EMEF Walter Engracia.

O programa está sendo implantado em todas as escolas públicas municipais da cidade por intermédio da Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá, e NTICS Projetos em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e a SAAE.

Além das oficinas com os alunos, os educadores recebem um material exclusivo que auxilia na criação de novos conteúdos para uso em sala de aula, baseado nos ODS. Na última quarta-feira (17), cerca de 500 educadores participaram de novo workshop online, no qual foram abordados os seguintes temas: a importância da relação sociedade x florestas, o uso sustentável e a necessidade de conhecer para preservar. “A experiência com a natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças, porque elas aprendem sobre si, a respeito das áreas naturais, os fenômenos naturais e a necessidade de proteger e conservar”, orienta Guilherme Raeder, do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, responsável pelo conteúdo do módulo.

“Assim como o saneamento básico é importante para o desenvolvimento da sociedade, abordar a temática ambiental no âmbito escolar é primordial. Isso gera cidadãos mais conscientes e, consequentemente, um futuro mais sustentável”, finaliza Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.

O Programa de Educação Cultural (PEC) foi integrado à grade curricular das escolas municipais de Atibaia até dezembro de 2022 e faz parte do Horário de Trabalho Pedagógico Escolar (HTPE) dos educadores.

Sobre a Atibaia Saneamento – A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Sobre a NTICS Projetos

Há 20 anos a NTICS surgiu com o propósito de contribuir para a transformação da sociedade mais sustentável. O desenvolvimento e implantação de projetos que promovam processos de mudança por onde passam e a democratização do acesso às metodologias e ferramentas são premissas que norteiam o nosso trabalho. Nossas soluções ESG englobam: Social -Desenvolvimento de projetos socioambientais que transforma diretamente comunidades, com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação, Recursos Hídricos com entrega balizada por indicadores que levam em conta os critérios ESG. Ambiental - Disponibiliza soluções integradas e multidisciplinares para o desenvolvimento sustentável de sua empresa ou sua cadeia de fornecedores em Práticas Sustentáveis com os critérios ESG. Governança - Plataforma que integra todo o processo de governança, compliance e indicadores para área de responsabilidade social corporativa.

VOLTAR