Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 19/07/2023 - 17h38

Férias sustentáveis: por que é importante promover a consciência ambiental ainda na infância?

Plataforma de reciclagem de Atibaia fala sobre iniciativas para esse público durante recesso escolar

O mês de julho é marcado pelas férias escolares e como um tempo de descanso e lazer para as crianças e adolescentes em todo o país. Contudo, mesmo nesse período, é possível ensinar os pequenos, envolvendo-os em atividades sustentáveis dentro do lar, promovendo a conscientização ambiental logo nos primeiros anos de vida e a formação de cidadãos mais responsáveis no futuro.

No cenário nacional, a preocupação com o meio ambiente é uma realidade entre 52% das pessoas, conforme aponta pesquisa de opinião mais recente do Ipec. De acordo com o instituto brasileiro de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, para mais de 30% das pessoas, os governos e empresas são os principais agentes capazes de solucionar os problemas de sustentabilidade na era atual.

Por isso, a educação ambiental no Brasil é uma garantia e está presente em todos os níveis de ensino brasileiro por meio da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), prevista pela Lei nº 9795. Nas escolas, o objetivo da implementação da diretriz é estimular a conscientização pública sobre o dever de cada cidadão em proteger o meio ambiente e os recursos naturais.

Da mesma forma, as empresas podem ser parceiras na disseminação da educação ambiental em todas as fases, desde a infância até a adolescência. Um exemplo disso é a Lar Plásticos, plataforma de economia circular localizada em Atibaia, que atua na transformação do resíduo plástico e sua reinserção na cadeia produtiva. Nos últimos meses, a companhia investiu parte do seu tempo para ensinar mais sobre a reciclagem e coleta seletiva para alunos do 1º ao 5º matriculados na Escola Internacional Preparando Gerações (EIPG) e Colégio Atibaia.

Na EIPG, a visita foi realizada no Dia Internacional da Reciclagem (18 de maio) e os estudantes aprenderam sobre as cores da coleta seletiva, o descarte correto de resíduos, qual o impacto do plástico no meio ambiente e os benefícios da destinação correta do material.Já no dia 20 de junho, a Lar Plásticos recebeu os alunos do Colégio Atibaia em sua unidade fabril para uma visita técnica especial, onde as crianças puderam participar de workshops e brincadeiras sustentáveis, além de um tour pelo parque produtivo no qual viram de perto todo o processo transformação do plástico, desde a triagem de uma simples tampinha até a reciclagem completa.

“As ações em parceria com as escolas são extremamente importantes pra nós, pois um dos nossos objetivos como organização é auxiliar na formação da consciência ambiental entre os diferentes públicos. As crianças, em especial, possuem um potencial transformador incrível, por isso é preciso investir hoje na educação ambiental desses pequenos, seja dentro da escola ou em casa”, comenta o diretor industrial da Lar Plásticos, Leonardo Marino.

O gestor reforça o papel fundamental dos pais para continuar o aprendizado nesse período de férias ao envolver as crianças em brincadeiras e atividades sustentáveis. Segundo ele, é possível orientar os pequenos sobre a correta separação do lixo doméstico, por exemplo, e entretê-los com filmes e documentários que abordam a temática de preservação e proteção ao meio ambiente.

“Com pequenas atitudes os pais podem ajudar seus filhos a ter mais consciência e serem cidadãos mais ecológicos”, acrescenta o diretor. Nesse sentido, o lar é um excelente ambiente onde a aprendizagem é mais divertida para as crianças e a orientação é feita para além da teoria, mas é colocada em prática.No dia a dia, os responsáveis podem ensinar sobre as cores da coleta seletiva, o que deve ou não ser reciclado e como os itens usados em casa precisam ser descartados.

Sobre a Lar Plásticos: A Lar Plásticos é uma plataforma de economia circular que atua no setor da coleta seletiva e urbana, contenção de lixo e produtos para acondicionamento e transporte desde 2011. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a indústria localizada em Atibaia (SP), realiza a triagem e reciclagem de materiais a fim de reduzir os impactos ambientais da cadeia produtiva do plástico. Seus produtos são fabricados sob as mais rigorosas normas técnicas mundiais de qualidade, utilizando principalmente plástico reciclado como matéria-prima. Assim, a Lar Plásticos atende as atuais necessidades do mercado, oferecendo itens de alta qualidade e confiabilidade.

VOLTAR