Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/12/2021 - 14h36

Saneamento auxilia na preservação do meio ambiente

No dia mundial do solo, sustentabilidade é abordada pela Atibaia Saneamento

No último dia (5) comemorou-se o Dia Mundial do Solo, data criada para lembrar a importância da sua preservação e essencialidade para a vida humana. A ocasião, celebrada anualmente pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e por diversos órgãos de proteção ambiental, recebe também a atenção da empresa de saneamento básico responsável pelo esgotamento sanitário no município de Atibaia. Desde 2013, a Atibaia Saneamento atua na cidade por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE e desempenha um papel fundamental para a conservação ambiental local.

Com cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em funcionamento, a operação realiza o tratamento de mais de 187 litros de efluente por segundo, evitando diversos problemas ambientais, entre eles a contaminação do solo e da água. Uma das medidas sustentáveis adotadas pela companhia nos últimos anos foi a destinação do lodo de esgoto para a agricultura. O resíduo gerado passa por decomposição e é transformado em insumo agrícola, uma excelente solução para a diminuição do constante volume de sólidos depositados em aterros sanitários no Brasil. Além desta gestão, a transformação em fertilizante é uma opção rentável e eficiente para o cultivo. O adubo possui alto teor de matéria orgânica, é seguro para o produtor rural e pode custar até 50% menos que os sintéticos. “Falar de sustentabilidade é pensar em respostas eficientes para múltiplas áreas da sociedade, incluindo, claro, a economia e o meio ambiente”, comenta Mateus Banaco, diretor geral da empresa do grupo Iguá, Atibaia Saneamento.

Em 2018, a companhia lançou o plano estratégico SERR – Segurança Hídrica, Eficiência na Gestão do Ciclo da Água, Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto e Respeito às Pessoas - e alinhou toda a sua estrutura de negócio, voltando-se para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tratando da questão como um fator transformador de vidas. Entre os compromissos da organização, está a elaboração de projetos e ações visando o aperfeiçoamento do processo de coleta, tratamento e destinação de esgoto, bem como o manejo apropriado dos resíduos sólidos gerados.

VOLTAR