Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 03/06/2022 - 13h14

Fernando Haddad em Atibaia

Pré-candidato do PT ao governo foi entrevistado pela imprensa local

Na manhã dessa quinta-feira, 2, o pré-candidato do PT ao Governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad, esteve em Atibaia, onde participou de uma coletiva de imprensa. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Atibaia.

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da educação do governo Lula, chegou por volta das 11h30. Em seguida, concedeu entrevista, respondendo sobre os mais variados temas de pré-campanha. Depois da coletiva de imprensa, Haddad seguiu para outro compromisso com apoiadores em um restaurante no bairro da Usina.

De acordo com a última pesquisa, divulgada no dia 31 de maio pelo Instituto Paraná Pesquisas, Haddad lidera a corrida eleitoral no estado de SP e aparece com 28,6% das intenções de voto, feitas entre os dias 22 e 26 de maio. Os candidatos que aparecem em seguida, empatados tecnicamente, são Tarcisio Freitas (Republicanos) e Márcio França (PSB), com 17,9% e 17,7%, respectivamente. O atual governador de são Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), é o 4º, com 7,3%.

Confira abaixo, a entrevista na íntegra:

Pedágios

Quando você vai fazer o primeiro contrato de concessão, em geral a estrada está deteriorada, vai exigir investimento do setor privado que vai ser amortizado ao longo do contrato, e às vezes sai caro. Agora, quando você está próximo do vencimento do contrato, aí é hora de negociar com o concessionário para repactuar tarifa. O que fizeram o Dória e o Rodrigo Garcia ...  prorrogaram os contratos sem nenhum ganho para o usuário. Então, eu vou montar uma equipe de advogados para analisar a legalidade da prorrogação e a pertinência ou oportunidade dessa prorrogação. Perto do vencimento você pode relicitar o contrato e criar um ambiente de concorrência, e isso não foi feito. O maior dano que o Dória e o Rodrigo Garcia criaram foi esse. Pretendo sim, montar uma equipe de advogados para repactuar isso, mas não posso antecipar porque eu não analisei os contratos. Vou contar também com o tribunal de contas para analisar, vou criar uma controladoria do estado que nunca foi criada. Pode anotar, no primeiro dia vou criar uma Secretaria Anticorrupção no Estado de São Paulo. Eu, na prefeitura de São Paulo, com uma controladoria desbaratei cinco quadrilhas, máfia do INSS, Túnel Roberto Marinho, feira da madrugada, serviço funerário e a inspeção veicular.

Saúde

Não no estado todo, mas algumas regiões carecem de hospitais regionais, contudo nós vamos ter que criar entre o posto de saúde e o hospital, uma camada intermediária de equipamentos. Nós vamos precisar de dois tipos de equipamentos, o que nós chamamos de UPA - Unidade de Pronto Atendimento, onde falta integração da UPA com o SAMU, uma vez que o estado de São Paulo ficou para trás em UPA e SAMU por causa de interesse do governo federal que cortou verbas para a saúde para abastecer o Centrão e o orçamento secreto e o que nós chamamos de Hospital Dia, é fundamental que nós tenhamos os hospitais Dia. O que é hospital Dia? É um equipamento que tem consulta de especialidades, exames de imagem e laboratorial e centro cirúrgico para cirurgias eletivas, que não exige internação. É isso que faz desafogar o hospital regional, melhora a condição do hospital regional quando você tem o suporte das UPAs e dos hospitais Dia. Está faltado cerca de seiscentos equipamentos desse tipo no estado de São Paulo

Cultura

Quando você vê um prefeito contratar um show de duas horas por um milhão e deixar uma série de grupos locais sem nenhum tipo de incentivo prá meninada aprender a tocar um instrumento...uma série de coisas que poderiam alavancar, você tem o teatro, tem a dança, o áudio visual, o cinema, a fotografia.

O estado de São Paulo é o maior centro de áudio visual do Brasil, tem várias empresas de streaming querendo conteúdo. Você contrata um show de duas horas e deixa a míngua talentos locais que estão em busca de trabalho. Será que é o caso de usar dinheiro público para contratar superstar? Eu não entendo isso.

Nós vamos chamar os prefeitos e fazer uma captação. Eu criei em São Paulo a SPcine é uma empresa que promove o áudio visual no estado de São Paulo, em três anos nós superamos o Rio de Janeiro na produção áudio visual. Mas, só por editais, eu acho que todo o investimento em cultura devia ser por edital. Essa forma de contratar que ocorre por aí é uma coisa absurda. No governo Bolsonaro é tudo secreto. O orçamento de cultura deve ser mais transparente, criar um fundo de amparo a cultura, e para cada x reais que os prefeitos colocarem o governo do estado coloca mais y.

LGBT

Por onde eu passei, nos cargos que eu passei, tanto no de ministro como de prefeito, eu tinha uma equipe muito comprometida com esse tema e que deixou marcas com políticas públicas que são praticadas e estudadas até hoje. Com o MEC nós transformamos as universidades federais no maior portal de inclusão da história do Brasil. 52% dos alunos das universidades federais são negros. 40% da produção científica brasileira é da lavra de mulheres. Lá em São Paulo tem o programa mais ousado do planeta para inclusão trans. A gente ia na rua porque essas meninas tinham sido expulsas de casa, do trabalho ou da escola. A gente ia para aplicar um questionário e oferecer bolsas de estudos como alternativa à prostituição. Todas topavam, muitas se formaram e fizeram faculdade. Eu encontrei uma do Programa Cidadania no Aeroporto com família constituída, com emprego formal, cheia de lágrimas nos olhos me agradecendo pela bolsa de estudo. O pessoal fala muito em cristianismo, mas não estende a mão prá ninguém. Você tem que ter um radar ligado para saber o que tem de mais avançado, mais inclusivo, mais humano. Não vai faltar iniciativa do governo.

Educação após a pandemia

Esse tema não tem recebido a devida atenção da esfera pública com a urgência necessária. 50% das crianças até dez anos não sabem ler e escrever no estado de São Paulo. Nós vamos lançar o Plano Estadual de Alfabetização para dar apoio às prefeituras responsáveis pelo Ensino Fundamental 1, apoio técnico e, se precisar, apoio financeiro para corrigir o disparate que a pandemia produziu em nosso sistema de ensino. Vamos fazer uma reforma no ensino médio porque não adianta o jovem sair do ensino médio com o aprendizado de oitavo ano, como acontece em São Paulo. Não adianta expandir a jornada de cinco para sete horas se você não der um conteúdo adequado. Não estão dando o conteúdo adequado para o ensino médio por isso que os alunos não estão aprendendo. Você fica duas horas a mais na escola e aprende menos, como você explica isso?

O terceiro programa que nós vamos lançar, assistência estudantil para novos universitários, muita evasão nas universidades de jovens de baixa renda não conseguem concluir o curso, não é por falta de inteligência e nem conhecimento, é por falta de condições materiais.

Segurança pública

Se você perguntar "em off" para um policial civil se o governo do estado investe em tecnologia, ele vai dizer que o único investimento foi na instalação dessas câmeras nos uniformes dos policiais, e o Tarcisio quer tirar essas câmeras. Nós precisamos de mais investimento em tecnologia. Hoje, em geral as prisões são em flagrante, do menino que bateu a carteira, que roubou um celular, que vendeu trouxinha de maconha, se você não atuar um degrau acima, por exemplo na quadrilha de receptação de celular, você vai prender um milhão de caras e não vai prender o mandante. Como você vai atacar a receptação? Não é com policiamento ostensivo, é com policiamento da inteligência, é com o policial civil, é com equipamento de última geração, é com tecnologia. Hoje nós estamos enxugando gelo, você prende um e a quadrilha põe dois no lugar, isso vale para droga, para roubo de celular ... de carro. O plano de metas, diminuição de criminalidade, aumento da solução dos crimes, e vou associar isso a três elementos, valorização da carreira, formação continuada e investimento em tecnologia e inteligência. Nós vamos virar esse jogo.

Composição com o Marcio França

Eu tenho o maior respeito pelo PSB, eu trabalhei com o Marcio França para a construção da aliança nacional vingar, pactuamos a filiação do Alckmin no PSB. Foi uma construção bem feita para dar condições competitivas para uma chapa que representa muito para o Brasil de hoje, é uma chapa de conciliação, uma chapa da paz, uma chapa do amor, uma chapa que representa você tomar o destino do país. Hoje, eu não estou sozinho mais, eu estou com o PV, com o PCB, eu estou com o apoio da REDE com uma boa pauta ambiental, nós estamos com o PSOL que já retirou candidatura. É óbvio que eu quero a aliança com o Marcio França, mas eu já não falo em nome próprio, eu estou falando em nome de cinco partidos, tem chapa para deputado estadual, tem chapa para deputado federal, tem tempo de TV, tem redes sociais, a coisa se precipitou, nós já estamos em junho.

Sobre a proposta do pré-candidato Tarcisio de Freitas (Repuglicanos) de mudar a sede do governo para o centro de São Paulo

Como ele não mora em São Paulo, acho que ele não está a par do que acontece aqui. Muitas repartições públicas estão no centro, o governo municipal está todo no centro, a maior parte dos órgãos públicos estaduais estão no centro de São Paulo, só não está o Palácio dos Bandeirantes, que é a residência oficial do governador. Agora, eu quero criar um polo de desenvolvimento na zona leste de São Paulo, na altura da Jacu Pêssego, com recursos do estado de São Paulo. Então acho que ele demonstra um certo desconhecimento do que acontece em São Paulo

Meio ambiente

Eu não sei por que o Dória e o Rodrigo têm tanta bronca de servidor público, você precisa de servidor público para gerir o estado. Se você não tiver mão de obra técnica como você vai apreciar um empreendimento imobiliário. Se você conseguir calibrar esse investimento com a questão ambiental, você traz desenvolvimento e não perde qualidade de vida. É preciso de qualidade técnica na tomada de decisão. Desmontaram setores inteiros do estado, aí o empresário fica insatisfeito, a população também fica insatisfeita e gera uma insegurança muito grande sobre o impacto ambiental daquele empreendimento. Hoje, tem verdadeiras fazendas de placas fotovoltaicas no interior de São Paulo produzindo energia elétrica e com um hectare você ilumina mil residências. Prá mim, estar com o PV e com a REDE vai ser essencial porque a vamos ter segurança pra fazer a transição ecológica.

PSD

A gente tem mantido boas conversas com o Kassab, agora o Kassab tentou lançar candidato próprio para presidência da república, mas acabou optando por não ter candidato próprio. Há tempo ainda, mas afunilou a disputa presidencial, oitenta por cento dos votos já estão comprometidos, com um lado ou com o outro. Ficou um espaço muito pequeno para outra alternativa. Se dependesse da vontade nossa eles já teriam se somado às forças democráticas para derrotar a extrema direita.

Apoio ao empreendedorismo

O meu pai era de uma família de sete irmãos, uma irmã foi para o Canadá, os outros vieram para São Paulo, três foram para o interior de São Paulo e três ficaram na Capital. Então, todos empreenderam, meu pai nunca frequentou uma escola, se ele quisesse arrumar um emprego não ia conseguir, ele tinha que empreender porque não tinha jeito, ele foi para uma cidade com doze mil habitantes hoje, imagina a população dessa cidade em 1947. Ele abriu uma lojinha que era só ele, não tinha funcionário, não tinha nada. Então, muita gente precisa de apoio governamental, crédito barato, nós temos o Desenvolve SP, e outros meios. O trabalho salarial não é o único meio de vida que as pessoas tem, é importante, mas temos que diversificar, tem gente que quer se cooperativar e não encontra formas de abrir sua cooperativa, têm muitos jornalistas que abrem hoje um site, não é uma imprensa tradicional, às vezes o cara tem um site, um blog, um podcast, veja na  economia digital a quantidade de pessoas autônomas, estão aí, são influenciadores que se envolvem com música, com arte, com educação, tem educadores digitais, e que vivem daquilo. Cada vez mais nós vamos ter que encontrar formas alternativas porque automação está liberando mão de obra que não será substituída. Pega uma agência bancária hoje, quantos funcionários tem? Há 20 ou 30 anos quantos funcionários tinha? Às vezes a fábrica sai do ABC e vem para o interior com quinze por cento da força de trabalho e produzindo mais, porque compra robô ... ou a gente diversifica ou não vai ter ganha pão para as pessoas. Para isso, temos dois investimentos chaves, educação e ciência.

VOLTAR