Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/06/2022 - 10h40

Saulo Pedroso fala sobre candidatura a Deputado Federal e mira 30 mil votos em Atibaia

No dia da Liberdade de Imprensa, o ex-prefeito convidou jornalistas para café da manhã e diz não ter impedimento jurídico para concorrer nas próximas eleições

Nesta terça-feira, 7, no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, data que ressalta a importância do livre exercício do trabalho dos profissionais da mídia e de veículos de imprensa, assim como da liberdade de informação, o ex-prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, reuniu representantes de veículos de comunicação da cidade para um café da manhã, em que respondeu a questionamentos sobre sua pré-candidatura a deputado federal.

Durante o encontro, que aconteceu no Restaurante Sete Ervas, Saulo Pedroso agradeceu aos jornalistas pelo apoio que sempre recebeu durante seus mandatos de prefeito e afirmou que a imprensa foi fundamental durante a pandemia, na comunicação, na conscientização, levando a mensagem, a estratégia adotada pelos governos. Ressaltou ainda a importância da data afirmando que em um país democrático, como o Brasil, a presença da imprensa é fundamental

O pré-candidato apresentou também sua equipe de trabalho com Júlio Cuba como coordenador da campanha em Atibaia, Diego Lima, assessor, e Jaqueline Farias, como responsável por sua agenda.

Sobre Impedimento Jurídico a sua candidatura

Um dos assuntos comentados durante o bate-papo com a imprensa local seria um possível impedimento jurídico a sua candidatura. Saulo Pedroso afirmou que está apto a se candidatar e explicou o andamento dos processos que responde na justiça.

 "Não tenho impedimento nenhum, não tenho problema nenhum. O que se fala na internet são dois processos administrativos. Em um deles a condenação em primeira instância está sendo discutida na segunda instância. Em um outro processo já foi resolvido no STJ. Os processos são resultado de denúncias vazias que aconteceram no início do mandato. Mesmo quando ocorreram condenações, foram por questões administrativas, não há enriquecimento ilícito, não tem dolo, não há nada que afronte conceitos da moralidade. Tenho todas as certidões, toda a documentação para participar das eleições.” Afirmou.

Segundo o ex-prefeito existe no município um movimento de oposição política que tenta prejudicar sua candidatura nessas eleições.

“O que existe é um ambiente que está sendo criado pela oposição local para desestabilizar a candidatura, como já aconteceu no passado com candidato a deputado estadual de unidade que acabou eleito após resolver a impugnação”. Conclui.

Projeto de Candidatura envolve um terço do Estado de São Paulo e pretende representar 29 cidades da Região.

Ao ser questionado sobre o projeto de sua candidatura, O ex-prefeito, afirmou ter feito uma caminhada, não só pela região, mas por quase um terço do estado de São Paulo, em cerca de 157 cidades em que a pré-campanha está presente.

Saulo afirmou que apesar disso, o foco de sua candidatura é a região de Atibaia, que segundo ele, sofre com a falta de representatividade na relação com o governo federal.

O pré-candidato afirmou ainda que o próximo passo depende da articulação política e recursos de grande escala, não só para a cidade de Atibaia como também para todas as cidades da região e, nesse contexto, algumas cidades ao entorno são parte do crescimento de Atibaia.

Ressaltou que sua trajetória política de 12 anos na vida pública, o levaram ao desafio de se apresentar para as lideranças dos mais diversos segmentos da região e que seu nome é o que representa mais a população de Atibaia, não só por sua trajetória, mas também por ser filho da terra, onde nasceu e sempre viveu. 

"Das 157 cidades, sou representante de uma região de 29 cidades que vai de Mairiporã até Mogi Guaçu e de Itatiba até Igaratá, inclusive sou coordenador regional do PSD e tive atuação na campanha dos prefeitos em 2020, visualizando o apoio na eleição de 2022. Em outras regiões tenho construído relações através da política, como Caraguatatuba, através da atuação do deputado Roberto Santiago. Outras relações construí quando fui prefeito. Tenho apoio de prefeitos de outras regiões, como Leme e Nova Odessa. Eu me organizei para esse momento." Disse aos presentes.

Meta de 30 mil votos em Atibaia

O Portal Atibaia News perguntou à Saulo Pedroso quantos votos ele espera obter em Atibaia e na região, como é a “matemática” calculada por sua equipe para alcançar o objetivo de ser eleito Deputado Federal.

"Eu preciso de cerca de 80 mil votos para ser eleito deputado federal, Atibaia tem 110 mil eleitores, a região com 29 cidades tem 800 mil habitantes. Onde eu tenho campanha organizada, representa praticamente um terço do estado de São Paulo. Na capital eu tenho o apoio de uma federação que é muito forte que é a FEMACO, cujo presidente é o ex-deputado Roberto Santiago, um importante aliado.” Explicou Saulo.

Sobre a divisão de votos com outros candidatos e sobre qual sua meta de eleitores em Atibaia, afirmou que confia em uma resposta positiva do município.

 “É uma campanha viável, o PSD tem 70 candidatos e deve preencher pelos menos 6 vagas, faz um milhão e meio, um milhão e setecentos mil votos. Eu estou entre as principais lideranças do partido, principais puxadores de votos do partido. E na cidade de Atibaia, quando foi construída uma candidatura de unidade, em 2010, num cenário parecido como este, com prefeito de 8 anos de mandato, que era bem avaliado e fez o sucessor, dois anos depois foi candidato a deputado e conquistou 24 mil votos. A cidade tinha 15 mil eleitores a menos. Então, 30 mil votos são viáveis aqui em Atibaia, isso se os candidatos a deputado estadual não atrapalharem, trazendo candidatos a deputado federal de fora. Até agora, são seis candidatos a deputado estadual na cidade.”

Saulo concluiu que é necessário que exista conscientização dos eleitores da região sobre a necessidade da representação de um nome local e que muitas pessoas ainda acabam por confiar seus votos a candidatos sem vínculo com a região.

“Temos que fazer um trabalho de conscientização das pessoas, porque na campanha para federal a gente enfrente o cara da tv, o Celso Russomano, o Tiririca, o filho do Bolsonaro, que não têm vínculo com a cidade ou com a região. Eu procurei todos os pré-candidatos a deputado estadual da cidade para dizer: vamos reunir todo mundo para sair apenas um candidato, porque dá para fazer estadual e federal, mas não teve consenso. Estão olhando a eleição de 2024 e daí arrebenta a possibilidade de Atibaia ter deputado. Por isso que estou fazendo aliança com candidato da região que é de Campinas, que é deputado hoje e com chance de ser reeleito. ”

Saulo encerrou afirmando que dentro do PSD, partido que representa, sua candidatura possui uma projeção estimada entre 110 a 120 mil votos, ou seja, número suficiente para ser eleito.

VOLTAR