Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 29/11/2021 - 17h48

Em entrevista ao Atibaia News, infectologista explica a importância da dose de reforço contra Covid-19

Para garantir a proteção contra a Covid-19 o correto é procurar a dose de reforço seis meses após completar o esquema vacinal (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Armando Teixeira Junior

A pandemia de Covid-19ª inda não terminou, e apesar dos números de óbitos e contaminações no Brasil terem diminuído nos últimos meses, a opinião de médicos e profissionais é unânime quando dizem que o momento segue sendo de cautela.

O surgimento de novas ondas da doença, aliadas a novas variantes, têm colocado o mundo em um alerta constante para erradicar a doença.

Uma das principais armas para o combate a Covid-19 seguem sendo as vacinas, e para que o esquema a proteção seja eficaz é necessário completar o esquema vacinal com primeira e segundas doses, e após seis meses a dose de reforço.

Chamada por muitos de “terceira dose” ela é essencial para que o corpo mantenha por mais tempo a proteção contra o coronavírus.

Para explicar mais detalhes sobre a importância da dose de reforço o Portal Atibaia News entrevistou o médico infectologista e docente de Medicina na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Dr. Renato Grinbaum.

Portal Atibaia News: Doutor Renato, por que a terceira dose é chamada de “dose de reforço”? Ela é diferente das outras?

Dr. Renato Grinbaum: Na verdade ela não é uma “terceira dose” ela pode ser a segunda dose se você tomou a vacina da Jansen, ela é uma dose que você faz após ter completado o esquema inicial de vacina, depois de seis meses, quando seu sistema começa a perder os anticorpos e o sistema de defesa desenvolvidos pelas vacinas. Então ela é uma dose que reforça a memória que temos da vacina inicial

Quem pode tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19?

Qualquer pessoa que já tenha completado o esquema vacinal há mais de seis meses, independente do fabricante da vacina, já apresenta uma perda da proteção do seu organismo e, portanto, estão aptas a tomar a dose de reforço

Existe algum problema em “misturar” doses de vacina? Quem tomou a primeira e segunda doses de laboratórios diferentes, pode se vacinar com outro tipo de vacina?

Não tem nenhum problema, os estudos mostram isso.

Inclusive nós já fazemos isso em nossa rotina. Nós tomamos todos os anos doses de vacinas da gripe sem saber qual o fabricante, tomamos doses de reforço para tétano, sarampo e não procuramos saber qual é o fabricante. Não há problema nenhum mudar o fabricante na dose de reforço contra Covid-19.

Qual o tempo de intervalo entre a segunda e terceira dose?

O menor tempo indicado entre a conclusão do esquema vacinal e a dose de reforço é de seis meses. Não há problema em fazer a dose de reforço atrasado, o que não é indicado é fazer a dose de reforço antes dos seis meses.

Qual vacina é indicada para a dose de reforço? Alguma é contraindicada?

Nós já temos estudos que apontam que todas as vacinas que existem no Brasil, sejam da Astra Zeneca, da Pfizer, da Jansen ou a Coronavac, todas elas são eficazes como doses de reforço.

Existe alguma recomendação diferenciada em relação as faixas etárias ou grupos de risco na hora de receber a vacina? Jovens, adolescentes e crianças que estão recebendo a primeira e segunda dose, também deverão receber a dose de reforço?

Importante dizer que a parcela da população que mais será beneficiada são os grupos de risco e idosos, mas como pensamos não apenas em um benefício individual, mas na contenção da pandemia, a recomendação no Brasil é que seja feita a dose de reforço para toda a população que completou o ciclo inicial da vacinação, como forma também de controle para que nós possamos retornar a uma situação de normalidade o mais rápido possível.

O Ministério da Saúde mudou a orientação sobre o número de doses da vacina da fabricante Jansen recentemente, antes ela era aplicada em dose única e agora deve ser utilizada em duas doses. Isso afeta de alguma forma as orientações sobre a terceira dose?

Não, na verdade a dose de reforço é para qualquer pessoa que tenha completado um esquema vacinal.

As pessoas que tomaram apenas uma dose da Jansen, após seis meses devem procurar a dose de reforço.

Por fim Dr. Renato, qual a importância dessa dose de reforço?
A dose de reforço vai garantir que a eficácia inicial de uma vacina persista por mais um ano ou até mais, pois não sabemos ainda o tempo exato, mas assim estamos garantindo uma continuidade dessa proteção.

VOLTAR