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POSTADO EM 05/05/2021 - 18h11

Transporte público de Atibaia está em risco de colapso devido à pandemia

Dados apontam as dificuldades de operação da empresa SOU Atibaia, mas Prefeitura garante que não haverá aumento nas tarifas

Armando Teixeira Junior

A situação atual do transporte público na cidade de Atibaia gera diariamente grande número de reclamações.

O Portal Atibaia News recebeu em seu “Espaço do Leitor” apontamentos sobre o número limitado de linhas e horários durante a pandemia e sobre a lotação dos ônibus em horários de pico.

Encaminhamos a Prefeitura de Atibaia e a empresa SOU Atibaia algumas dessas demandas, assim como perguntas sobre a redução do número de linhas, horários e da frota circulante.

A Assessoria de Comunicação esclareceu alguns pontos e admitiu que o sistema atual sofre com problemas sérios de operação, causados em sua maioria pela pandemia.

Abaixo alguns dos pontos principais da nota disponibilizada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.

Colapso foi causado pela queda do número de passageiros

Segundo a Prefeitura de Atibaia, a pandemia causou uma brusca redução no número de passageiros, o que prejudicou a arrecadação da empresa parceira, no caso a SOU Atibaia.

Mesmo operando com menos linhas e horários, a empresa não consegue cobrir os custos para seguir operando com a qualidade necessária.

“O transporte público vive situação de colapso em Atibaia e em todo o país. Os contratos de remuneração das empresas de transporte são ancorados exclusivamente no número de passageiros pagantes. No caso de Atibaia, que operava com frota de 84 veículos antes da pandemia, o número de passageiros caiu de 30 mil/dia para 12 mil/dia. Dos 30 mil, 18 mil eram pagantes. Dos 12 mil, 8 mil são pagantes.

Ou seja, a empresa não consegue sequer cobrir os custos da operação. A Prefeitura está atuando para resolver o problema, que inevitavelmente passará pelo reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Para que a operação volte ao normal, a Prefeitura teria que autorizar uma tarifa de R$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos), considerando as altas exorbitantes de combustível, a queda brusca do número de passageiros e considerando também que a empresa está há dois anos sem qualquer reajuste na tarifa.” Explica a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.

Apesar da situação difícil, não haverá aumento nas tarifas

Outro ponto importante esclarecido pela nota, é que apesar dos custos de operação estarem em desequilíbrio, a Prefeitura de Atibaia entende que, no momento, é inviável pensar em aumento de tarifas. Outras soluções estão sendo estudadas pela secretaria responsável.
“Considerando a atual situação econômica e financeira, a Prefeitura entende que não há qualquer margem para reajuste de tarifa. Assim sendo, estamos estudando possibilidades de reequilíbrio financeiro da operação em duas frentes - uma é um estudo de otimização e atualização do sistema de transporte público na cidade, já em fase de conclusão. A outra frente é viabilizar subsídio financeiro à empresa, conforme prevê o contrato, ou seja, a prefeitura terá que remunerar a empresa pela diferença entre a tarifa técnica (R$ 7,50) e a tarifa pública (4,60) como forma de reestabelecer a operação. Todas essas frentes demandam muitos estudos e cálculos.”

Solução necessita de aporte financeiro e prazo mínimo para melhorias é de duas semanas

Por fim o que realmente interessa a população é a solução para o problema do transporte municipal. A nota termina ressaltando que as melhorias dependem de um aporte financeiro e que a Câmara Municipal irá analisar a necessidade de subsídios ao setor.

“A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano deve concluir essa semana dois projetos de lei que serão enviados à Câmara, com proposta de subsídio ao transporte público local. Enquanto não se equacionar a situação financeira, infelizmente, não haverá solução satisfatória para o transporte público local, considerando, como já mencionado, que estamos rejeitando o aumento da tarifa pública para os valores necessários diante da realidade que se apresenta.”

A SOU Atibaia não respondeu aos questionamentos enviados pelo Portal Atibaia News e informou que o responsável pelo setor, que poderia atender melhor nossa reportagem e fornecer as respostas, não estava disponível durante esta semana.

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