Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/07/2022 - 08h46

Aula-passeio finalizou 1ª fase do projeto Aprendendo com Turismo

Na última sexta (1º), alunos de uma escola municipal do Jardim Cerejeiras puderam conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade estudados no projeto

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e Turismo de Atibaia, o projeto de educação turística “Aprendendo com Turismo” é direcionado a alunos da rede pública municipal, tendo iniciado as atividades deste ano em março, com a escola Eva Cordulla Hauer Vallejo, no bairro Boa Vista. Depois de percorrer as 26 escolas municipais de Ensino Fundamental e alcançar cerca de 1.850 estudantes, a edição 2022 concluiu a primeira fase do projeto com uma aula-passeio que aconteceu na última sexta-feira (1º).

Alinhada à ideia de que preservamos aquilo que conhecemos, a aula-passeio levou estudantes do 4º ano da Escola Municipal Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera, situada no Jardim Cerejeiras, para conhecer alguns dos pontos turísticos que foram estudados em sala de aula, como o Museu Municipal João Batista Conti, as igrejas da Matriz e do Rosário, o Lago do Major, o Parque Edmundo Zanoni e o Pouso de Asa Delta. O Fórum da Cidadania, sede do Executivo Municipal, também fez parte do roteiro, onde os estudantes foram recebidos pelo vice-prefeito, Prof. Fabiano de Lima.

Lançado em 2016, o projeto busca mostrar que o turismo é uma atividade social, cultural e econômica de fundamental importância para Atibaia, mas também é lazer e diversão. As aulas apresentam de forma didática a estrutura turística do município, abrangendo não só atrativos e pontos de interesse, mas também setores envolvidos, mercado de trabalho e até mesmo dicas de como receber bem os visitantes.

Nas visitas dos profissionais da Secretaria de Turismo às escolas, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de turismo que a cidade oferece – rural, religioso, gastronômico, cultural, ecológico, de aventura, de eventos e negócios – e foram incentivados a refletir sobre a importância de se colaborar na proteção e preservação dos patrimônios naturais, históricos, arquitetônicos, culturais e religiosos que encantam a todos e fazem de Atibaia uma estância turística.

Após essa primeira fase, finalizada com a aula-passeio, o “Aprendendo com Turismo” terá continuidade no segundo semestre de 2022, quando os estudantes participarão de um concurso de desenho para escolher o logotipo do projeto e eleger as melhores representações de pontos turísticos da cidade.

VOLTAR