Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 23/10/2021 - 08h26

Ampliação do Viveiro Municipal permitirá distribuição de 235 mil mudas de morango em 2022

Secretaria de Agricultura estima que ampliação possibilitará aumentar de 120 mil para 235 mil o número de mudas distribuídas aos pequenos produtores familiares

O Programa de Revitalização da Cultura do Morango é uma iniciativa da Prefeitura de Atibaia que reproduz mudas de morango no Viveiro Municipal para distribuição aos pequenos produtores familiares do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 120 mil mudas foram distribuídas pelo programa na temporada 2020/2021 e a expectativa é chegar a 235 mil na safra 2021/2022. O aumento será viabilizado pela ampliação da estufa do Viveiro Municipal, obra atualmente em andamento.

O Viveiro já dispõe de uma estufa de 1.400 m² e a Secretaria Municipal de Agricultura investiu na aquisição de mais uma, de 900 m², que está sendo montada e possibilitará o incremento na capacidade de produção. As novas mudas serão distribuídas entre março e abril do ano que vem e têm origem controlada, reproduzidas a partir de matrizes do Núcleo de Produção de Mudas do Tietê, órgão ligado à Secretaria Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CATI /CDRS.

Adquiridas pela Secretaria Municipal de Agricultura, as matrizes de morangueiro foram produzidas no Laboratório de Micropropagação do núcleo Tietê, passando por uma limpeza – pela técnica de cultura de tecidos – de vírus, bactérias, pragas, doenças e demais ameaças para garantir alta qualidade genética e sanitária.

Apoio ao pequeno produtor
Além das mudas do Viveiro Municipal, a Prefeitura de Atibaia conta ainda com uma parceria junto à unidade “Clima Temperado” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada na cidade de Pelotas/RS. Por meio dessa parceria, são realizados programas para melhoramento vegetal do fruto símbolo da cidade, com desenvolvimento de seleções para testes que, se aprovadas, são lançadas como novas variedades.

Além da doação de mudas de morango, a Secretaria de Agricultura também apoia o produtor rural por meio da realização, sem custos aos interessados, do processo de outorga de água para agricultores, além dos serviços da Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal, suporte disponibilizado pela Prefeitura, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), com assistência técnica e serviços de trator para pequenos agricultores a um custo 50% menor que o praticado no mercado.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Agricultura está localizada na Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400 – Jardim Brogotá e o telefone para contato é o (11) 4414-3985.

 
VOLTAR