Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 19/07/2023 - 17h17

Atibaia recebe comitiva do governo de Kochi, província do Japão

Visita integrou agenda da comitiva pela celebração dos 70 anos da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil

No último sábado (15) Atibaia recebeu uma comitiva do governo da província de Kochi, no Japão, como parte da agenda em celebração pelos 70 anos de fundação da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. O prefeito Emil Ono, cujos avós paternos nasceram em Kochi, recebeu o presidente da Assembleia Legislativa de Kochi, Keinichi Hirota, e o presidente da Associação, Arnaldo Katayama, no Gabinete da Prefeitura.

“Estou muito honrado por receber a comitiva do governo de Kochi, província japonesa, aqui em Atibaia, para celebrar os 70 anos da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. Meu pai Takao Ono foi o primeiro filho de imigrante de Kochi do Estado de São Paulo a ocupar o cargo de prefeito e eu sou o segundo, então é uma alegria enorme ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos e promover esse intercâmbio cultural, já que, assim como Atibaia, Kochi também se destaca pela produção agrícola. Agradeço a todos pela visita e espero revê-los em breve!”, disse o prefeito na ocasião.

O presidente da Assembleia Legislativa de Kochi, Keinichi Hirota, destacou as motivações da comitiva durante a visita. “Além de parabenizar a Associação pelo aniversário de 70 anos aqui no Brasil, nossa visita a Atibaia também buscou reunir aprendizados, já que é um município agrícola como nossa cidade em Koshi, uma oportunidade para compartilhar conhecimentos sobre as produções brasileira e japonesa. E o fato de o prefeito ser um descendente de Kochi nos deixa muito alegres, orgulhosos por ter um filho de Kochi prefeito de uma cidade no Brasil”, salientou.

Além de receber os representantes de Kochi na Prefeitura, o prefeito ainda os acompanhou em uma visita ao cultivo de flores de Dirceu Hasimoto, em Atibaia, e ao sítio da Família Yano, também na cidade, onde está localizado o Monumento “Tenchi Seidai”, batizado como “Shinseki” (Pedra de Deus), ou Monumento Pela Paz Mundial – criação do fundador Seitaro Idei, doado e construído por membros e amigos da Fundação Shuyodan Hoseikai do Brasil, inaugurado em 1981 e com apenas outros quatro exemplares fora do Japão: na Austrália, na China, nos Estados Unidos e na Alemanha.

Já no domingo (16), o prefeito participou da Cerimônia em Comemoração ao 70° Aniversário de Fundação da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, evento em São Paulo que também contou com a presença da representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Reiko Kawamura; do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; do deputado federal Luiz Nishimori; do vereador da cidade de São Paulo, George Hato; de Walter Ihoshi, representando o secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab; e do presidente da Kenren, Toshio Ichikawa; além de presidentes de diversos Kenjinkais, entre outras autoridades.

 
VOLTAR