Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 22/04/2022 - 08h53

Atibaia inaugura nova estufa no Viveiro Municipal, ampliando apoio ao produtor rural

Novo espaço permitiu aumentar o número de mudas de morango distribuídas aos pequenos produtores familiares de 120 mil para 180 mil

Na manhã desta quarta-feira (20) a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu a inauguração da nova estufa do Viveiro Municipal. Na ocasião, também aconteceu a doação de mudas de morango produzidas pelo Executivo pelo Programa de Revitalização da Cultura do Morango, e ainda houve a entrega da reforma do berçário de mudas de árvores nativas. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, com a nova estufa foi possível ampliar o número de mudas de morango distribuídas aos pequenos produtores familiares de Atibaia de 120 mil para 180 mil durante a temporada 2021/2022.

A cerimônia realizada no Viveiro Municipal (Estrada Municipal Juca Sanches, s/n, Km 11, Boa Vista) contou com a presença do prefeito Emil Ono; do vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; do secretário municipal de Agricultura, Gabriel Sola; do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar Mendes; do vereador Marcos de Oliveira (Marcão do Itapetinga); do Prof. Senna, representando a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento; do presidente da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Oswaldo Maziero; do presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida; entre outras autoridades, produtores rurais e representantes do setor.

Em Atibaia, a distribuição de mudas de morango aos pequenos produtores familiares do município acontece graças ao Programa de Revitalização da Cultura do Morango, iniciativa da Prefeitura responsável por reproduzir, no Viveiro Municipal, mudas de morango para distribuição, apoiando a agricultura familiar na cidade. O Viveiro Municipal já contava com uma estufa de 1.400 m² e a Secretaria de Agricultura investiu na aquisição de mais uma estrutura, de 900 m², que possibilitou o incremento na capacidade de produção.

O Viveiro Municipal também conta com um berçário de mudas de árvores nativas, recém-reformado pela Prefeitura. O espaço disponibiliza anualmente centenas de mudas nativas para a população – a maior parte doada para produtores rurais, escolas e associações com a finalidade de recuperar nascentes, reflorestar Áreas de Preservação Permanente (APP), implantar hortas e promover ações de arborização no município.

“Atibaia ocupa lugar de destaque na economia do agronegócio, concentrando 25% da produção nacional de flores e se sobressaindo na produção de frutas, especialmente o morango, um dos símbolos da cidade. Atibaia ainda conquistou posições relevantes em importantes rankings como o ‘Cidadania no Campo – Município Agro’, do Governo Estadual, com a 12ª colocação entre 410 municípios; e ‘Melhores Cidades para Negócios’, da Revista Exame, subindo do 23º para o 16º lugar no segmento Agropecuário. Além disso, Atibaia obteve o reconhecimento, pelo Governo do Estado, de Arranjo Produtivo Local (APL) de Agronegócio graças aos investimentos e políticas de incentivo ao setor agrícola realizados pela Prefeitura no município”, ressaltou o prefeito Emil Ono.

 
VOLTAR