Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 09/04/2021 - 14h20

Prefeitura de Atibaia prevê distribuição de até 130 mil mudas de morango para produtores

Mudas são reproduzidas no Viveiro Municipal por meio do Programa de Revitalização da Cultura do Morango

Com o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, neste ano a Prefeitura da Estância de Atibaia prevê a distribuição de até 130 mil mudas de morango a produtores do município. A entrega das mudas teve início nesta quinta-feira (8) e segue ao longo da próxima semana. Em virtude da pandemia de Covid-19, a distribuição está sendo realizada de forma escalonada, a fim de evitar aglomerações no Viveiro Municipal (Estrada Municipal Juca Sanches, s/n°, Boa Vista – no Centro Rural do bairro, ao lado da igreja e atrás da escola estadual).

Conforme a Secretaria de Agricultura de Atibaia, as mudas do Viveiro Municipal são destinadas aos pequenos produtores familiares e a previsão é de que entre 120 e 130 mil mudas sejam distribuídas no total, em uma média de cinco mil mudas por produtor.

Ainda de acordo com a Secretaria de Agricultura, as mudas do Viveiro Municipal têm origem controlada, sendo reproduzidas a partir de matrizes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS (antiga CATI), que conta com um laboratório de micropropagação onde é realizada a limpeza – pela técnica de cultura de tecidos – de vírus, bactérias, pragas, doenças e demais ameaças. Em seguida, a Prefeitura multiplica essas matrizes no Viveiro Municipal, reproduzindo as mudas para distribuição junto aos produtores.

Segundo a Secretaria, além das mudas do Viveiro Municipal a Prefeitura de Atibaia conta com uma parceria junto à unidade “Clima Temperado” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada na cidade de Pelotas-RS e que realiza programas de melhoramento vegetal para o morango, com desenvolvimento de seleções para testes que, se aprovadas, são lançadas como novas variedades de morango.

Por meio dessa parceria, Atibaia recebeu mudas de morango para distribuição direta junto aos produtores nos anos de 2019 e 2020 e, agora, de forma inédita, após receber quatro seleções de matrizes da unidade de Pelotas-RS, reproduzidas no Viveiro Municipal de Atibaia, as mudas geradas estão sendo distribuídas aos produtores da cidade para testagem. A expectativa da Secretaria de Agricultura é de que entre essas seleções surjam variedades promissoras, o que enriquece ainda mais o cultivo na cidade que já tem o morango como símbolo e tradição.

VOLTAR