Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 14/05/2022 - 09h54

Agenda Atibaia conta com poesias e muita música no fim de semana

Varal de Poesias, Grupo Raízes no bairro Iara, Concertos Matinais no Cine Itá, Domingo no Parque e Ciclismo são os eventos de 14 e 15 de maio, todos gratuitos

O próximo fim de semana, 14 e 15 de maio, tem a música como destaque da Agenda Atibaia. No sábado, o Grupo Raízes de Atibaia realizará uma apresentação musical no Centro Comunitário do Iara, como parte do projeto “Cultura Perto de Você”, da Prefeitura de Atibaia. No domingo, às 11h, tem a estreia do Concertos Matinais, com a Banda Sinfônica de Atibaia exibindo no Cine Itá um repertório totalmente variado e estimulante. Entre as atividades programadas para o fim de semana também estão o Varal de Poesias, o Domingo no Parque e competições de Ciclismo. Todos os eventos são gratuitos.

Varal de Poesias
O Varal de Poesias, evento do Pré-Festival Literário, ocorre no próximo sábado, com o Sarau da Jandyra, movimento de arte focado na produção de meninas e mulheres de Atibaia e região. Nos varais de poesia, as jandyras Ísis Gonçalves, Isadora Títto, Mariana Farcetta, Ana André, Giulia Vacarelli e Wânia Karolis se alternam em intervenções cênicas com leitura de poesias na Feira de Artes e Artesanato do Balneário, dia 14 de maio, às 12h.

O 1º Festival Literário, uma celebração dos livros e da literatura que promete agradar a públicos de diferentes idades e estilos, será realizado entre os dias 20 e 22 de maio, com palestras, debates, oficinas, lançamentos de livros, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows e food trucks.

“Cultura Perto de Você” na região do bairro Iara
Também no próximo sábado, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, promove um espetáculo gratuito no Centro Comunitário do Iara “Emef Marcos Scarelli”, com o projeto “Cultura Perto de Você”. A partir das 17h30, o Grupo Raízes de Atibaia realizará uma apresentação musical com um repertório repleto de variadas canções caipiras.

Este será o segundo episódio do projeto cultural, que realizou a primeira ação para a região do bairro Laranjal no mês de março. A descentralização da cultura proporciona enriquecimento cultural para todos os cantos da cidade, levando arte e diversão à população de diversos bairros.

Concertos Matinais
Os munícipes e turistas de Atibaia terão a oportunidade de apreciar diferentes repertórios clássicos no Cine Itá Cultural neste domingo (15), quando começam os Concertos Matinais, evento gratuito e aberto para todo o público. As bandas, orquestras e demais grupos do projeto Educando com Música e Cidadania farão apresentações especiais em domingos programados, sempre às 11h.

Para estrear a programação da iniciativa, a Banda Sinfônica de Atibaia oferecerá ao público um repertório totalmente variado e estimulante, que contempla desde a célebre banda Beatles até as canções do sambista, cantor e músico Noel Rosa. A Banda Sinfônica conta com cerca de 30 integrantes e estimula os jovens de Atibaia e região a estudarem música e, por meio do aprendizado, praticarem trabalho em grupo, cooperação, integração, autoafirmação, disciplina, respeito e civismo.

Domingo no Parque
No próximo domingo acontece no Parque Edmundo Zanoni mais um “Domingo no Parque”, a partir das 14h, com apresentação de mágica com o mágico Ed Piffer. Entrada gratuita. O “Domingo no Parque” consiste em apresentações e atividades culturais para aguçar o interesse e a atividade das crianças, além de promover a sensibilização artística, proporcionar benefícios para a concentração e gerar proximidade da comunidade com as diversas formas de expressões culturais. A ideia do projeto é levar as atividades para um local onde o público já está presente, tornando a ação mais acessível.

Ciclismo
Neste final de semana, Atibaia ficará movimentada com mais um importante evento de ciclismo: o Campeonato Paulista de Estrada e Contrarrelógio. Os participantes foram isentos de taxa de inscrição e, em troca, deverão doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. A prova de Contrarrelógio Individual acontecerá no sábado (14), a partir das 8h, na Estrada Municipal Luciano Rocha Peçanha, com extensão de 17,1 km para todas as categorias. No domingo (15), a prova de Estrada terá um circuito de 4,2 km, com largada na Avenida Jerônimo de Camargo, em frente ao nº 880, no bairro Morumbi, às 7h30.

VOLTAR