Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 01/03/2021 - 08h19

Bibliotecas Municipais de Atibaia seguem fechadas desde o início da pandemia

Mesmo após o retorno as aulas presenciais e flexibilização de diversos setores, bibliotecas e espaços culturais seguem sem previsão de abertura ao público.

Por Armando Teixeira Junior

Ao olhar o número crescente de ocupação de leitos de enfermaria e UTI em todo o país, além do alto índice de mortes diárias causadas pela Covid-19, que já superam o início da pandemia, percebemos que a rotina do brasileiro está longe de voltar ao normal. 

Apesar da situação, muitos setores da economia já retornaram, ainda que com algumas medidas restritivas, e recentemente, em fevereiro, as escolas municipais, estaduais e da rede pública e privada de São Paulo deram início ao retorno as aulas presenciais. 

Em Atibaia, decretos municipais têm orientado a abertura gradual de espaços públicos, e muitos munícipes notaram que espaços culturais e bibliotecas não retornaram e seguem fechadas desde o início da pandemia. 

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia, questionamos por que esses espaços permanecem fechados e se existe uma previsão de abertura para a população. 

Segundo a Prefeitura: 

O Decreto nº 9.454, de 4 de fevereiro de 2021, o último publicado sobre as medidas a serem tomadas visando a prevenção da COVID-19, ainda não autorizou o retorno presencial das atividades culturais, inclusive em seu Art. 10, que autoriza o funcionamento do Parque Municipal Edmundo Zanoni, deixa claro que esse funcionamento não inclui o museu. 

Também permanece em vigor o Decreto nº 9.321, de 25 de setembro de 2020, que em seu Art. 20 apresenta a redação: 

"suspensão, por tempo indeterminado, das atividades do Centro de Convenções Victor Brecheret, Casa da Cultura Jandira Massoni, Centro Cultural André Carneiro, Museus, bibliotecas municipais, Centros Comunitários; ginásios de esportes e piscinas públicas;". 

A Secretaria de Cultura mantém contato constante com a Secretaria Municipal de Saúde para verificação da possibilidade de reabertura dos espaços culturais. Vale ressaltar que, no momento em que a situação permitir essa reabertura, os protocolos serão seguidos conforme orientações da Saúde, incluindo a proibição de ingresso e de permanência de pessoas que não estiverem usando máscara de proteção cobrindo o nariz e a boca, redução da capacidade dos espaços, disponibilização de álcool em gel 70% e outras medidas que se fizerem necessárias. 

Na nota publicada acima não foi citada nenhuma data ou previsão para a reabertura das Bibliotecas e espaços culturais de Atibaia. Outras cidades já permitiram acessos presenciais à suas bibliotecas públicas, adotando protocolos que incluem agendamento de hora marcada para as visitas. Em nossa região a cidade de Bragança Paulista anunciou a reabertura da Biblioteca Municipal em novo endereço em janeiro deste ano, iniciando os atendimentos presenciais em 1° de fevereiro. A cidade de São Paulo já havia iniciado a reabertura gradual de suas bibliotecas em outubro do ano passado. 

VOLTAR