Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 18/03/2021 - 08h42

Coletivo Atravessadas experimenta presença na tela em espetáculo artístico, poético e lúdico de dança contemporânea

Espetáculo "Montagem" contará com seis sessões gratuitas e virtuais em curta temporada, entre 28 de março e 18 de abril de 2021

O Coletivo Atravessadas, composto por artistas formadas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), apresenta curta temporada do espetáculo de dança contemporânea "Montagem" entre 28 de março e 18 de abril de 2021. (Veja abaixo a programação completa). As sessões serão apresentadas virtualmente e de graça através de um link disponível no site do Coletivo Atravessadas. Mais informações podem ser obtidas no perfil do grupo no Instagram, @atravessadas.coletivo.

O coletivo é composto por Ana Mi, Maria Reisewitz, Taiana Ferraz e Victor Isidro, e propõe nesta série de apresentações um estudo artístico, poético e lúdico sobre o uso das tecnologias durante a pandemia do Covid-19. Para tal, cada integrante se apresentará a partir de sua própria residência – e estará com vídeo ligado durante toda a performance.

"Montagem" é uma dança-imagem que se constrói nas possibilidades coletivas de presença na e através da tela. Uma experimentação de imagens sensoriais dançantes, que se friccionam com referências da cultura pop, desviam, desestabilizam e (des)articulam estratégias de performatividade virtual.

O processo de criação e concepção de "Montagem" contou com provocações artísticas das artistas convidadas Nina Giovelli e Grupo Vão, com realização de oficinas gratuitas abertas ao público. O espetáculo possui trilha sonora original, concebida por Marina Tenório e Mateus Martins França, e a transmissão das apresentações contará com edição em tempo real por Henrique Hokamura. Ao final de cada apresentação, o grupo abrirá espaço para um bate-papo com a plateia pela plataforma Google Meet.

O projeto "Montagem" foi contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 37/2020 promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Governo Federal. Conta com apoio do Departamento de Artes Corporais da Unicamp.

Montagem

Para trazer aos palcos virtuais o espetáculo "Montagem", o grupo pesquisou maneiras de usar e expandir as possibilidades de uso das plataformas virtuais e se inspirou em referências do universo artístico e imagético das culturas pop mainstream e drag. "Trabalhamos nesse processo criativo práticas de consciência corporal e sensibilização do corpo, usamos o lypsinc (dublagem) e a prática de improvisação", conta Taiana Ferraz.

O espetáculo experimenta a criação de espaços ficcionais pautados entre o real e o imagético dentro da própria casa. Segundo Taiana, as tecnologias de videochamada como a plataforma Zoom e o Google Meet foram criadas para reuniões de trabalho, mas ganharam novo significado durante a quarentena, reunindo amigos e familiares em festas e encurtando as distâncias, a saudade e a falta dos encontros.

"Esta tela não foi feita para a dança e queremos experimentar o que ela pode nos oferecer. Como a gente cria uma dança assim? Temos vontade de apertar essa plataforma, tensionar ela. Estamos explorando novas estéticas e corporalidades", relata a dançarina.

Continuidade e resistência

As quatro integrantes do Coletivo Atravessadas se conheceram durante a graduação no curso de Dança da Unicamp, que fica em Campinas/SP, mas tiveram que se separar fisicamente devido ao cenário atual.

Hoje, cada uma está em sua cidade de origem, trabalhando conjuntamente apoiadas nas tecnologias disponíveis. Ana Mi e Victor Isidro estão em São Paulo capital, Taiana Ferraz em Atibaia/SP e Maria Reisewitz, em Botucatu/SP.

A forma como o espetáculo "Montagem" vem sendo construído evidencia o desafio de continuar criando artisticamente neste momento de pandemia e consequente isolamento social. 

"Estamos em nosso primeiro ProAC e isso é muito importante para nós como profissionais e seres humanos. Tivemos a grande felicidade de conseguirmos montar uma equipe de 18 pessoas envolvidas neste projeto, trazendo visibilidade e força para mais artistas que estão passando por desafios neste momento. É uma questão de sobrevivência para a arte independente", exclama Ana Mi.

Ficha técnica

Concepção: Coletivo Atravessadas

Intérpretes-criadoras: Ana Mi, Maria Reisewitz, Taiana Ferraz e Victor Isidro

Produção executiva: Victor Ferrari

Colaboração artística e edição em tempo real: Henrique Hokamura

Provocação artística e oficinas: Nina Giovelli e Grupo Vão

Trilha sonora: Marina Tenório e Mateus Martins França

Arte gráfica: Bruno Costa

Assessoria de imprensa: Miguel Von Zuben

Gestão de mídias sociais: Maíra Ferraz

Captação de vídeo: Lígia Villaron

Edição de vídeo: Larah Camargo


Programação completa

Espetáculo "Montagem"

Coletivo Atravessadas

Estreia do espetáculo: 28/03 – 17h

2º dia de apresentação: 01/04 – 20h

3º dia de apresentação: 07/04 – 20h

4º dia de apresentação: 11/04 – 17h 

5º dia de apresentação: 13/04 – 20h

Último dia de apresentação: 18/04 – 17h 

Onde: Online – Link disponível no site do Coletivo Atravessadas

Quanto: Gratuito

VOLTAR