Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 01/07/2022 - 22h11

Congadas de Atibaia coloriram ruas do Centro no aniversário da cidade

Tradicional manifestação cultural religiosa participou do Desfile em Celebração à Vida, homenageando Atibaia e o padroeiro do alvorecer ao cair da tarde

Às 6h do dia 24 de junho, dia de São João e aniversário de Atibaia, os tambores, violas e ladainhas das Congadas Verde e Rosa romperam o silêncio da manhã, ressoando pelas pelas ruas do Centro Histórico. Há mais de dois séculos e meio, as danças e rezas em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário também homenageiam Atibaia e seu padroeiro nesse dia, entrelaçando as histórias da cidade e dessa importante manifestação cultural religiosa que vem desde os tempos do Brasil Colônia.

Partindo da Igreja Matriz, os Ternos de Congo coloriram a Rua José Lucas com suas camisas, chapéus, lenços, fitas, bandeiras e estandartes, enquanto o sol tingia o céu de laranja e a silhueta da Igreja do Rosário, recortada contra o amanhecer, completava o cenário, compondo um bonito e expressivo retrato que representa bem o que significou para a cidade comemorar 357 anos depois de dois anos de celebrações suspensas devido à pandemia.

O colorido cortejo seguiu até o Santo Cruzeiro para o momento sagrado da Alvorada, ocasião de rezas, pedidos e agradecimentos, uma expressão de fé e esperança que reuniu diferentes gerações de congadeiros em um ato de amor em homenagem aos antepassados e à história da tradição que mistura elementos de matriz africana e ibérica.

Após uma pausa para o café da manhã na Escola Municipal Florêncio Pires de Camargo, as Congadas ganharam o reforço do Terno Vermelho e foram prestigiar outra tradição do aniversário da cidade que também pôde ser retomada em 2022, o Desfile Cívico, neste ano batizado de Desfile em Celebração à Vida.

À tarde, a Congada Azul também se juntou aos festejos e, depois do tradicional almoço oferecido aos congadeiros, do qual participaram o prefeito, Emil Ono, e o vice-prefeito, Fabiano de Lima, houve um momento de descanso e desconcentração na escola municipal que serviu de base aos grupos. Após participarem da missa em louvor a São João Batista, celebrada às 16h na Igreja Matriz, e da procissão pelas ruas do Centro Histórico que aconteceu logo depois, as Congadas receberam a benção final no retorno à igreja, encerrando o dia com bailados no altar.

Uma das cidades brasileiras que ainda preserva a força do sincretismo religioso das Congadas, Atibaia teve uma linda celebração dos seus 357 anos, abrilhantada ainda mais pela participação dessa tradicional e importante celebração popular.

 
VOLTAR