Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 04/09/2021 - 18h30

Festival de Inverno de Atibaia reabre Casa de Cultura Jandira Massoni

Exposição do artista Geraldo Paranhos e reabertura da casa de cultura como espaço para apresentações são os destaques desta 3ª semana de festival

Retomada. Na Cultura, ela foi iniciada pelo Festival de Inverno que, inclusive, expressa a ideia que define o momento atual no nome: Festival de Inverno de Atibaia – Retomada Cultural 2021. Essa é a ideia a perpassar a programação deste ano, especialmente neste fim de semana com feriadão, que inicia o mês de setembro com a abertura da exposição “Linha e Plano” do artista Geraldo Paranhos, às 18h, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” e a reabertura da Casa de Cultura Jandira Massoni, às 19h, na praça Aprígio de Toledo.

A exposição “Linha e Plano” do arte-educador Geraldo Paranhos explora dois elementos essenciais da expressão humana, revisitando alguns princípios do abstracionismo e dos efeitos ópticos possibilitados pela repetição das formas em simetria. A mostra, que tinha sido selecionada em um edital direcionado a exposições que foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura ainda em 2019, teria acontecido em 2020, não fosse a pandemia suspender todos os espetáculos, apresentações e atrações culturais.

O avanço da campanha de vacinação e a adoção dos protocolos de prevenção contra a Covid-19 preconizados pelas autoridades de saúde têm viabilizado o retorno gradual e cauteloso das atividades presenciais, reabrindo os espaços culturais e convidando novamente os artistas a ocupá-los. A mostra “Linha e Plano” é a primeira desse movimento, retomada que também acontece no evento de reabertura da Casa de Cultura Jandira Massoni “Revivendo a arte do encontro”. A casa, assim como os demais equipamentos culturais da cidade, estava fechada desde o início da pandemia em março do ano passado, reabrindo agora com um novo espaço para pequenas apresentações.

Ainda nesta sexta (3), tem os shows de Ary e Serginho, às 19h na Feira Noturna do Itapetinga, e Evie Box & Banda, às 20h no Centro de Convenções. A programação segue no sábado (4) no CIEM2: às 10h tem a contação de histórias “Morando no Brincar dos contos de sabedoria” e, às 14h, apresentação do coletivo “Negras Camélias”. Às 15h, a autora Indiara Lampros lança o livro “Mar Pela Janela” e às 16h, o Festival volta para o CIEM2 com “Batalha do Anonimato: Hip Hop, Grafiti e Break”. A noite de sábado (4) fecha com a apresentação do tenor Paulo Paolillo, às 19h, no Centro de Convenções.

A programação do final de semana prolongado conta ainda com o “Show Serenata para Sobreviventes”, que acontece no domingo (5), às 16h, e apresentação da banda “Do culto ao coma” no feriado de 7 de setembro, também às 16h, ambas no Centro de Convenções.

Descentralização e democratização da Cultura
Descentralizando as atrações e levando cultura para os quatro cantos da cidade, o festival continua até o dia 30 de setembro, trazendo ainda uma série de apresentações culturais espalhadas por 14 espaços, em diversos bairros.

Sem descuidar das medidas de prevenção contra a Covid-19, as apresentações presenciais acontecerão com capacidade reduzida (50% da capacidade máxima de público). Em relação aos espetáculos que acontecem no Centro de Convenções e no Cine Itá, os ingressos serão distribuídos no local, com uma hora de antecedência, e as apresentações serão transmitidas ao vivo pela página da Prefeitura no Youtube: https://bit.ly/festivaldeinvernoatibaia .

Na playlist do Festival de Inverno de Atibaia – Retomada Cultural 2021 você encontra as lives que já rolaram e, para não esquecer daquela apresentação especial que você não pode perder, dá para clicar no botão “Definir lembrete” e receber uma notificação quando ela estiver prestes a começar. A programação de 3 a 7 de agosto você encontra abaixo, incluindo os links para as atrações que serão transmitidas ao vivo:

03/09 – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret – 18h – Abertura da Exposição “Linha e Plano” de Geraldo Paranhos

03/09 – Casa de Cultura Jandira Massoni – 19h- Reabertura da Casa de Cultura: Revivendo a arte do encontro

03/09 – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret – 20h – Show Evie Box & Banda: bit.ly/EvieVoxeBanda

03/09 – Feira Noturna do Itapetinga –19h – Show Ary e Sérginho

04/09 – CIEM 2 – 10h – Contação de Histórias “Morando no Brincar dos contos de sabedoria”

04/09 – CIEM 2 – 14h – Negras Caméllias

04/09 – Centro Cultural André Carneiro – 15h – Lançamento do Livro “Mar Pela Janela” de Indiara Lampros

04/09 – CIEM 2 – 16h – Batalha do Anonimato: Hip Hop, Grafiti e Break

04/09 – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret – 19h – Apresentação Paulo Paolillo: bit.ly/TenorPauloPaolillo

05/09 – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret – 16h – Show Serenata para Sobreviventes

07/09 – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret – 16h – Show do Culto ao Coma: bit.ly/DoCultoaoComa

VOLTAR