NOTÍCIAS
Jornalista de Atibaia lança livro sobre a trajetória do BTG Pactual
Ariane Abdallah é a autora do livro que fala sobre o sucesso, dramas e viradas do maior banco de investimentos da América Latina
Foto: Mônica Andrade
Mais de 100 entrevistas em 5 anos de pesquisa. Com dedicação e muito trabalho para não perder nenhum detalhe, a jornalista Ariane Abdallah, que mora atualmente em Atibaia, escreveu o livro reportagem “De Volta ao Jogo” contando a trajetória do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
O leitor é convidado a conhecer nas 400 páginas escritas pela autora a montanha russa que fez do BTG e de seus sócios fundadores protagonistas de uma história repleta de dramas, viradas e surpresas.

O resultado? O livro, recém-lançado pela Cia das Letras, está entre os mais vendidos do Brasil, no top 100 da Amazon Brasil (onde chegou a ficar em primeiro lugar), e está atualmente em terceiro lugar no ranking da Veja, na categoria não ficção.
Ariane estará no próximo dia 14 de junho, sábado, lançando o livro em Atibaia, das 15h às 18h, na Livraria Nobel, localizada à avenida Lucas Nogueira Garcês, 1921.
Conversando com a autora
Ariane Abdallah nasceu em São Paulo, se mudou para Atibaia em 2023, e foi aqui que colocou no papel o livro “De Volta ao Jogo – A história de sucesso, dramas e viradas do BTG Pactual”.
Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, foi repórter na Trip e na editora Globo, e em 2016, fundou o Atelier de Conteúdo, empresa de comunicação e conteúdo.
Em 2019 publicou seu primeiro livro reportagem: De um gole só, uma profunda investigação sobre a história da Ambev.
A autora conversou brevemente com nossa equipe sobre o lançamento de seu mais novo livro.
Portal Atibaia News: Quanto tempo de pesquisa e entrevistas foi necessário para reunir o material que vemos no livro?
Ariane: Foram cinco anos de pesquisas e entrevistas com mais de 100 pessoas, incluindo os fundadores do banco, Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes, André Esteves, empresários como Jorge Paulo Lemann, Roberto Setubal e Rubens Ometto, sócios atuais e ex-socios do banco, concorrentes, políticos, advogados, consultores etc.

Como surgiu a ideia de escrever sobre o BTG Pactual? Como você descobriu o potencial dessa história?
Eu tinha acabado de lançar o livro sobre a Ambev (De um gole só), e estava pesquisando outras grandes histórias do capitalismo brasileiros. Buscava identificar empresas e pessoas que já fizeram história, independentemente do que acontecer com elas no futuro.
Já havia conversado com meu editor sobre escrever sobre o mercado de capitais no Brasil. E ouvia diversos agentes do mercado financeiro. Então um entrevistado de livro (Fora da Curva 3 - unicórnios e startups de sucesso, do qual fui co-organizadora) me sugeriu escrever sobre o BTG. Fui pesquisar a fundo a história e descobri um enredo com altos, baixos, muitas emoções, reviravoltas. Entendi que essa era uma forma de reconstituir a história do mercado financeiro no Brasil, alguns de seus personagens lendários e outros que hoje têm grande influência no país.
Como você definiria o seu livro? Pode se dizer que é um livro reportagem mas com elementos tão emocionantes quanto uma ficção?
Exatamente. É um livro-reportagem, feito a partir de uma abordagem profunda, que busca reconstruir os fatos de maneira fiel e equilibrada, refletindo o máximo possível a realidade. E, sim, com uma linguagem e ritmo que lembram uma ficção.
Com o maior acesso à informação proporcionado pela internet, existe na sua opinião um interesse maior hoje em dia por compreender como funciona o setor financeiro?
Acredito que sim. Não só pelo crescimento da internet, mas também pelo crescimento do próprio BTG, as reviravoltas do mercado financeiro, o surgimento de outros modelos de negócio, como os agentes autônomos que começaram com a XP, maior acesso e democratização do conhecimento de investimentos financeiros. Acredito que as pessoas hoje têm mais curiosidade de saber os bastidores desse amplo universo.
Sobre o lançamento aqui em Atibaia, alguma surpresa?
Um detalhe especial: Luiz Cezar Fernandes, fundador do banco e um dos protagonistas da história, lenda no mercado financeiro, confirmou a presença aqui em Atibaia. Terão aperitivos da Naroca Café.
Conheça um pouco mais sobre a autora nas redes sociais:
@arianeabdallah no Instagram