Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 18/11/2020 - 14h10

Atibaia descarta realização de show da virada devido à pandemia

Setor cultural foi um dos mais afetados pela Covid-19 e ano de 2020 vai terminar sem festa na cidade

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Coronavírus e por causa dela o ano vai ser encerrado em Atibaia sem o tradicional show da virada. Com o mundo ainda em busca de uma vacina e de um tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura descartou a realização de uma festa na virada do ano.

Apesar de a cidade de Atibaia estar na fase verde do Plano São Paulo de enfrentamento ao Coronavírus, medidas restritivas seguem em vigor e eventos deste porte não são recomendados pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do vírus que já matou 66 pessoas no munícipio e mais de 166 mil no país.

O setor cultural foi um dos mais atingidos pela pandemia, uma vez que desde março estão proibidas aglomerações de pessoas, afetando a realização de shows, teatro, cinema e outras apresentações. Para auxiliar a classe artística, a cidade de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOCAT), promoveu o Festival “Culturar-te Atibaia em Casa”, com apresentações, palestras e oficinas via internet de artistas e produtores de cultura locais. Foi disponibilizado o valor total de R$ 29.800,00 aos projetos selecionados.  

Também foi aprovada a lei federal nº 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e cronista morto em maio vítima da Covid-19. Atibaia terá 1.008.841,27 reais para concessão de recursos a serem destinados da seguinte forma: pelo menos 70% (706.189,27) para editais e prêmios para o setor cultural e criativo (inciso III da Lei Aldir Blanc) e 30% (302.652,00) para subsídio aos espaços culturais que tiveram as atividades interrompidas durante a pandemia (inciso II). O inciso I da Lei Aldir Blanc refere-se a uma renda básica emergencial aos profissionais de cultura e será pago pelo Estado de São Paulo. As inscrições para os editais lançados pela Prefeitura seguem abertas pela Plataforma Digital de Documentos 1DOC (https://atibaia.1doc.com.br/atendimento), selecionando assunto: INSCRIÇÕES EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS.

VOLTAR