Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 24/06/2019 - 21h16

Desfile Cívico teve bom público e manifestação pacífica dos servidores municipais

Na manhã desta segunda-feira, dia 24 de junho, o tradicional Desfile Cívico do aniversário do Município de Atibaia aconteceu com tranquilidade e com boa presença do público que acompanhou as palavras das autoridades presentes e o desfile das secretarias, organizações da sociedade civil (OSC) além de diversas associações e grupos da cidade.

Armando Teixeira Junior


FAMINHA

Entre os participantes do desfile deste ano estavam a APAE, Conselho Municipal do Idoso, integrantes do Atibaia Ativa e Programa Raimunda Moura, alunos de creches comunitárias, Polícia Rodoviária Federal, SAMU, Defesa Civil, Guarda Municipal, Bombeiros e a frota municipal.


Os integrantes do grupo Doutores Atipalhaços eram os mais animados

Entre as autoridades estavam presentes O Sr. Prefeito Saulo Pedroso e a Primeira Dama Simone, o Vice Prefeito Emil Ono e sua esposa Tamy; os vereadores Marcão do Itapetinga, Sidnei Guerreiro, Michel Carneiro, Zé Machado, Júlio Mendes, Baixinho barbeiro e Daniel Martini. O Tenente Coronel Arthur Veloso Junior, Comandante do 34ºBPMI, o Capitão Wanderley Turolla, Comandante da 3ª Cia da PM, o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal Leonel Pomar, o Dr. Elton Costa, Delegado de Polícia, Dr. Sebastião Alves de Oliveira, delegado de Polícia e os padres Ricielli de Oliveira Primo Carvalho e Luiz Henrique Siqueira, Pároco e Vigário respectivamente da Igreja Matriz de São João Batista.

Manifestação pacífica dos servidores municipais ganha destaque no desfile.

Havia certo receio de que manifestações pudessem atrapalhar o andamento do Desfile Cívico deste ano ou que o mesmo ficasse “esvaziado” pela ausência das escolas e creches municipais que não participaram devido a greve dos servidores públicos.

Como noticiamos anteriormente (leia a matéria aqui), a tendência é que um acordo seja fechado amanhã, terça-feira, dia 25.

Durante o desfile um grupo de servidores municipais que aderiram a greve fizeram uma manifestação pacífica, defendendo alguns pontos de vista através de cartazes.

Entre as frases estavam: “Educação não tolera Opressão”, “Verás que o servidor não foge a luta”, e “Não são Só os Professores”.

Os servidores vestiam roupas pretas, traziam bexigas da mesma cor e rosas brancas que eram entregues para pessoas que assistiam o desfile.

Um buquê de rosas foi entregue ao Prefeito Saulo Pedroso quando os servidores passaram diante da cabine das autoridades presentes. Não houve nenhum tipo de confusão ou gritaria, e tudo transcorreu com tranquilidade.

O fato indica que possivelmente as partes tenham chegado bem próximo a um acordo nas últimas negociações, evitando atritos para que a greve chegue ao final já nesta terça-feira.

Em discurso Prefeito Saulo exalta progresso do município e deixa nas entrelinhas necessidade de um deputado estadual e federal de Atibaia.

Em seu discurso o Prefeito Saulo Pedroso fez questão de enaltecer pontos positivos dos últimos seis anos de mandato e algumas conquistas e obras realizadas no período.

Durante pouco mais de oito minutos, foi possível notar que o Prefeito já adota um tom de “despedida” mas também de otimismo pelo que foi realizado.

“Me aproximar ao fim dessa missão que o povo de Atibaia me conferiu por duas vezes através do voto. Olhando para trás refletindo sobre tudo que conseguimos realizar nesses 6 anos de governo acredito ter ajudado não só a escrever alguns capítulos desta história como também a inaugurar uma nova era para Atibaia, uma era em que consolidamos a transição da antiga cidade-dormitório pouco desenvolvida, dividida e desequilibrada socialmente para uma cidade que começa a se destacar como protagonista no processo de desenvolvimento regional...” Afirmou logo nos primeiros minutos da sua fala.

O prefeito fez questão ainda de destacar as grandes obras que realizou e que ainda estão em andamento como a duplicação da Avenida Gerônimo de Camargo, a construção da 2ª unidade do CIEM no Jd. Imperial e a revitalização da entrada da cidade.

Em determinado momento falou sobre a necessidade de ter um “filho da nossa terra” ocupando talvez uma posição de Deputado Estadual ou Federal para aumentar os recursos para as obras municipais, sinalizando talvez uma possível candidatura futura de um político local.

“Se atrairmos mais recursos do Estado e da União, pela estatura que adquirimos enquanto município, e pela situação privilegiada da nossa economia, torna-se cada vez mais importante termos alguém que seja filho da nossa terra, nos representando e lutando pela nossa região junto ao governo do Estado e ao Governo federal gerando ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos, com mais apoio e recursos de fora teríamos mais folego orçamentário para obras grandiosas que são o nosso planejamento...”.

No encerramento citou o poeta Antônio Machado com a frase: “O caminho se faz ao caminhar”, ressaltando a confiança na parceria entre poder público e sociedade civil para os próximos anos de mandato.

Leia o discurso na íntegra do Prefeito Saulo Pedroso no Ato cívico do Aniversário de 354 anos do Município de Atibaia.

É com muita alegria que nos reunimos aqui para celebrar os 354 anos da nossa querida Atibaia. Uma cidade rica por sua história, mas que hoje também transpira modernidade e inovação.

Ao chegar ao penúltimo ano do meu mandato, como o 45º prefeito de Atibaia, quero começar agradecendo a todos os que me antecederam e que deixaram suas contribuições para que chegássemos até aqui. Afinal, a história é uma trama que tecemos fio a fio.

Tenho dito nos eventos da cidade que já estou abrindo o livro pela capa do fundo. Uma brincadeira para me referir a um fato que inevitavelmente me emociona: me aproximar do fim desta missão que o povo de Atibaia me conferiu por duas vezes através do voto.

Olhando para trás e refletindo sobre tudo o que conseguimos realizar nesses seis anos de governo, acredito ter ajudado não só a escrever alguns capítulos desta história, como também a inaugurar uma nova era para Atibaia.

Uma era em que consolidamos a transição da antiga cidade dormitório, pouco desenvolvida, dividida e desequilibrada socialmente, para uma cidade que começa a se destacar como protagonista no processo de desenvolvimento regional, porque se propôs a equacionar problemas históricos de infraestrutura e promover justiça social, com equilíbrio nos investimentos em toda a sua extensão.

Sou filho de comerciante e vivi as mesmas angústias que a população em geral vive em relação ao poder público, o que fez com que eu jamais perdesse a capacidade de me colocar no lugar das pessoas para entender os problemas que elas enfrentam no dia a dia. Problemas que podem e devem ser amenizados com a ação de uma prefeitura comprometida com o cidadão.

Nesses anos todos buscamos governar em parceria com a população, ouvindo e tentando atender todos os setores da sociedade, desde o empresário mais bem sucedido, com potencial de gerar emprego e renda, ao trabalhador menos favorecido.

Levamos asfalto, moradia digna e infraestrutura para regiões que por muito tempo ficaram esquecidas.

Viabilizamos uma parceria público privada que está conduzindo o município a um processo de universalização do tratamento de esgoto e iremos dobrar a capacidade de abastecimento de água na área urbana com a ampliação da estação de tratamento central.

Presenteamos nossa cidade com obras importantes de mobilidade urbana, proporcionando maior fluidez no trânsito e melhores acessos para os bairros.

Obras que contemplaram projetos paisagísticos que também trouxeram mais beleza, flores e alegria, como a nova entrada da cidade, fazendo jus ao nome que Atibaia carrega pelo país afora.

Com a duplicação da Jerônimo de Camargo estamos realizando a maior obra de mobilidade urbana dos últimos tempos, que agregará mais valor e qualidade de vida em toda a sua extensão, atraindo novos empreendimentos e comportando a primeira ciclovia da nossa história.

Fizemos grandes obras, mas também investimos no que é rotina. A limpeza, a manutenção, o cuidado com a cidade e com a nossa gente.

Investimos no turismo, um setor que gera emprego e renda e divulga o nome de Atibaia para todo o brasil. E estimulamos a vocação logística de Atibaia para atrair mais empresas.

Estamos trabalhando para aliar segurança ambiental ao processo de desenvolvimento do município, atualizando leis importantes de planejamento e de preservação dos nossos recursos, como o plano diretor, garantindo que nossos filhos também tenham o privilégio de viver a plenitude das nossas belezas naturais.

A tecnologia hoje nos permite abrir vários canais de diálogo permanente com a população e eu fiz questão de usar isso a favor da sociedade, mantendo relação em tempo real com as demandas e imprimindo um ritmo mais eficiente e ágil na resolução dos problemas.

Buscamos referências dentro e fora do país de projetos que efetivamente melhoraram e facilitaram a vida na cidade. E, a partir dessas experiências, tive ainda mais certeza de que estamos no caminho certo, perto de consolidar princípios fundamentais de uma cidade inteligente, onde o cidadão tem uma relação mais próxima com a prefeitura, obtendo informações e resoluções de forma ágil, transparente e eficiente.

Hoje, a tecnologia já tem atuado em benefício dos moradores na segurança pública, por exemplo. Instalamos câmeras inteligentes de monitoramento em todos os acessos, municiando e facilitando o trabalho das forças de segurança que atuam no município, na região e no estado. Uma ação reconhecida como um modelo de eficiência na solução de crimes e que se tornou referência para outras cidades do Brasil.

É por esses e outros motivos que tenho convicção de que fizemos muito, apesar do muito que ainda há a fazer. E não posso deixar de falar sobre um desafio que é de todos nós.

Somos a cidade mais favorecida da região do ponto de vista logístico e, sem dúvida nenhuma, econômico também, porque geramos mais emprego, atraímos mais empresas e fomentamos o turismo de forma mais atuante.

Mas podemos nos desenvolver ainda mais, investindo em qualificação profissional, pavimentação de estradas rurais e instalação de equipamentos importantes para o atendimento da população de Atibaia e região, se atrairmos mais recursos do Estado e da União.

Pela estatura que adquirimos enquanto município e pela situação privilegiada da nossa economia, torna-se cada vez mais importante termos alguém, que seja filho da nossa terra, nos representando e lutando por nossa região junto ao governo do estado e ao governo federal, gerando ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos.

Com mais apoio e recursos de fora, teríamos mais fôlego orçamentário para obras grandiosas que estão no nosso planejamento, como o CIEM 2, que já iniciamos, e o hospital municipal, que atenderá com mais qualidade a população de Atibaia e terá capacidade para também absorver a demanda da região.

Afinal, precisamos assumir a responsabilidade do que representamos atualmente no contexto regional, firmando convênios com municípios vizinhos e fazendo com que Atibaia receba recursos pelos atendimentos que rompem as fronteiras da cidade, de forma a tornar mais benéfica uma realidade que já acontece, mas que hoje apenas nos onera.

Apesar de todas as dificuldades que vivemos no dia a dia, frente às crises econômica e política que perduram há anos no país, Atibaia tem se destacado pela velocidade e qualidade do seu desenvolvimento. E isso nos orgulha.

Enquanto o Brasil vive uma crise a cada dia, os municípios sofrem com o descaso, a baixa na arrecadação e os reflexos do desemprego. E Atibaia conseguiu manter o ritmo de crescimento mesmo diante deste cenário.

Por isso tenho orgulho em dizer que foi com muito trabalho, comprometimento e dedicação de toda a nossa equipe que conseguimos construir em Atibaia, ao longo desses anos, um pedacinho do paraíso quase possível na terra, como diz o nosso slogan. Um ponto fora da curva em comparação a outros municípios da região, do estado e do país.

Para que isso continue acontecendo, muitas vezes precisamos ser duros, sacrificando algumas coisas para conquistar outras. Porque foi com essa postura de austeridade fiscal e controle rígido dos gastos que alcançamos objetivos maiores.

Como diz o poeta Antonio Machado, o caminho se faz ao caminhar e, nesta caminhada, tenho certeza que erramos, mas acertamos muito mais. Acertamos porque as grandes decisões sempre foram tomadas ouvindo os diversos setores da nossa sociedade.

Por fim, reforço o meu compromisso com a população em continuar fazendo de Atibaia uma cidade cada vez melhor para se viver. Continuaremos, juntos, poder público e sociedade civil, vencendo com garra e energia todas as dificuldades, porque somos movidos pelos mesmos ideais e pelo amor incondicional à nossa cidade.

Conto com o apoio de todos vocês para continuar esta jornada.

Parabéns Atibaia! Parabéns a todos nós!

VOLTAR