Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 25/11/2019 - 19h37

Em Atibaia, 39 mil eleitores podem ter o título de eleitor e o CPF cancelados

Prazo para cadastro biométrico se encerra no dia 19 de dezembro. Cidades de Jarinu, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões também apresentam alto número de eleitores que ainda não procuraram o cartório eleitoral para se cadastrarem

Armando Teixeira Junior

Há poucos dias do final do prazo, é preocupante o número de eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico para as eleições 2020.  Atibaia, Jarinu, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista fazem parte da 16ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo, em todas essas cidades o cadastro biométrico é obrigatório para as próximas eleições.

Isso significa que eleitores que não realizarem o cadastro, até o próximo dia 19 de dezembro, podem ter o título de eleitor cancelado, assim como perder inúmeros direitos.

O Portal Atibaia News publicou uma matéria no mês de agosto alertando para a urgência da realização do cadastro biométrico, tirando dúvidas e mostrando as consequências em caso da não realização do mesmo dentro do prazo. Agora, há apenas 20 dias úteis do término da data limite para o recadastramento a preocupação é ainda maior pois grande parte da população ainda não procurou o cartório mesmo com os constantes alertas divulgados nos meios de comunicação e redes sociais.

Segundo dados oficiais atualizados do Cartório Eleitoral de Atibaia, as estatísticas são preocupantes:


Cidade
 


Número de eleitores que ainda
não fizeram o cadastro biométrico
 

Porcentagem de eleitores que
ainda não realizaram a biometria

Atibaia

39.000

35%

Nazaré Paulista

4.500

31,5%

B. J. dos Perdões

4.500

26%

Jarinu

6.300

26,5%


ATIBAIA: faltam cadastrar a biometria cerca de 35% dos eleitores, ou seja 39.000 (trinta e nove mil) eleitores ainda não fizeram a biometria e terão seus títulos cancelados caso não procurem o cartório eleitoral nos próximos dias.

JARINU: faltam cadastrar a biometria cerca de 26,5% dos eleitores, ou seja 6.300 (seis mil e trezentos) eleitores ainda não fizeram a biometria e terão seus títulos cancelados caso não procurem o cartório eleitoral nos próximos dias.

BOM JESUS DOS PERDÕES: faltam cadastrar a biometria cerca de 26% dos eleitores, ou seja 4.500 (quatro mil e quinhentos) eleitores ainda não fizeram a biometria e terão seus títulos cancelados caso não procurem o cartório eleitoral nos próximos dias.

NAZARÉ PAULISTA: faltam cadastrar a biometria cerca de 31,5% dos eleitores, ou seja 4.500 (quatro mil e quinhentos) eleitores ainda não fizeram a biometria e terão seus títulos cancelados caso não procurem o cartório eleitoral nos próximos dias.

Ainda segundo informações do Cartório Eleitoral entre as principais penalidades para aqueles que não realizarem o cadastro biométrico estão:

O cancelamento/suspensão do CPF e consequentes bloqueios bancários; boqueio dos benefícios; suspensão salarial...
Impossibilidade de renovar matrícula em estabelecimento público de ensino;
impossibilidade de inscrição em concurso público;


Ainda não se cadastrou? Saiba como.

Para fazerem a biometria, os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral ou os postos de atendimento da justiça eleitoral, trazendo um documento oficial com foto (original) e um comprovante de residência.


Além da sede do cartório eleitoral, na rua José Ignácio, 329, a justiça eleitoral também possui postos de atendimento na ETEC de Atibaia, além dos municípios de Jarinu, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
O horário de atendimento do Cartório Eleitoral e dos postos de Jarinu, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista é das 08h às 18h (ininterruptamente).
O horário de atendimento do posto de atendimento da ETEC é das 09h às 19h (ininterruptamente).
Os eleitores que quiserem podem realizar o agendamento para biometria no site www.tre-sp.jus.br. No entanto o agendamento NÃO é obrigatório, basta o eleitor comparecer no cartório munido dos documentos necessários que será prontamente atendido.
O diferencial é que, aqueles que agendarem, não enfrentam fila.

Confira o alerta do TRE SP e não deixe de agendar sua biometria
 

IMPORTANTE: NO PRÓXIMO SÁBADO (30/11) e DOMINGO (01/12) o Cartório Eleitoral irá funcionar em regime de plantão, das 08h às 14h!

Informações e colaboração:

Fernando S. Rochel
Analista Judiciário - Chefe de Cartório
016ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo
fone: (11) 4413-1077

VOLTAR