Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO HÁ 8 DIAS

Pedra de granizo cai do céu e assusta moradores do bairro do Rosário

Fato inusitado aconteceu em dia de sol e sem nuvens de chuva

Um grupo de amigos se divertia jogando futebol no campo do bairro do Rosário, em Atibaia, no último domingo (07), quando um fato curioso aconteceu, a partida foi interrompida por uma grande pedra de granizo que caiu do céu.

 

Os amigos relataram que ouviram um barulho de algo caindo em alta velocidade e quando o objeto atingiu o solo, notaram diversos pedaços de granizo, sendo que alguns deles eram grandes, quase do tamanho de uma bola de tênis.

O que intrigou as pessoas presentes é que o dia estava ensolarado, com céu claro e caiu apenas essa única pedra de granizo.

Em vídeo gravado no local algumas pessoas dizem que pode ser algo que caiu de um avião enquanto outros dizem que é um fenômeno natural raro.

Professor explica possível origem da pedra de granizo

O professor do instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Jefferson Rodrigues dos Santos, que também é Geógrafo e doutor em Geografia, explica como são formadas as pedras de granizo.

“O granizo se forma por gotículas de água e algum movimento vertical na atmosfera, um ar ascendente sendo forçado pelo calor da superfície, esse ar sobe e essas gotículas vão se elevando a altos níveis e congelam.” Explica.

Mas poderia uma pedra de granizo chegar a um tamanho tão grande? Mesmo que na maioria dos casos sejam observadas pequenas pedras nas chuvas de granizo, Jefferson explica que é possível sim a formação de pedras maiores.

“Quando uma gotícula congela ela se torna uma espécie de imã para outras, isso se chama núcleo higroscópico, e quando outras gotículas passam a grudar nela, ela volta a subir, congela de novo e cria mais uma camada, e cresce um pouco mais. Esse movimento de sobe e desce em suspensão faz com que a pedra de granizo siga ganhando tamanho com a aglutinação de novas gotículas. Com a atmosfera com bastante vorticidade, bastante movimento vertical, ela consegue manter em suspensão blocos de gelo bem grandes”.

No entanto, o professor afirma que é muito estranho ter um bloco isolado caindo e para determinar se realmente se trata de um fenômeno natural seria necessário checar os dados atmosféricos do dia do fato.

Outra explicação é também possível, um vazamento de água no sistema de banheiro de um avião pode ter formado a pedra de granizo, inclusive isso também explicaria o fato de uma única pedra ter caído do céu em um dia de sol claro e sem nuvens. Uma situação semelhante aconteceu na Índia e virou notícia.

A cidade de Atibaia está em posição vizinha a um grande nó da rede aeroviária brasileira, e com isso existe um tráfego aéreo intenso na região.

 

VOLTAR