Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/05/2022 - 09h43

Vídeo postado no Portal Atibaia News viraliza e alcança quase quatro milhões de pessoas

Publicação no Facebook mostra acidente na Avenida Lucas Nogueira Garcês e gera debate sobre a ausência de faixas de pedestre no local

(matéria editada em 09/5/22 às 10h00)*
O vídeo em que uma senhora atravessava a avenida em frente à lotérica da Alameda Lucas Nogueira Garcez, em Atibaia, na terça-feira, 3, atingiu mais de 4.300.000 pessoas, com 6.700 curtidas, 6.300 comentários e 350 compartilhamentos, até o fechamento desta matéria.   

Enviado através do “Espaço do Leitor”, as imagens mostram uma mulher na frente da “Lotérica Estância”, no instante em que começa a atravessar a avenida na diagonal, quando ela termina a travessia, aparentemente se sente segura e vira as costas para o tráfego, quando é atingida por uma Toyota Fielder dourada já fora da pista de rolamento. Não se vê faixa de pedestre no vídeo.

Após o acidente, a mulher enviou o vídeo para um grupo de amigos denunciando o acidente, dizendo que embora tenha se ferido, o motorista do automóvel não parou para prestar socorro.

O Portal Atibaia News publicou o vídeo e texto.

 Muitas mensagens chegaram, repercutindo nas redes sociais as imagens, a maioria culpando a vítima por ter atravessado a rua sem tomar os devidos cuidados e ainda por cima não utilizando a faixa de pedestre. O fato dela ter sido atropelada já fora da pista de rolamento parece não ter importado muito para os leitores.

"Que absurdo, um carro quase te atropelou porque você estava atravessando a rua bem devagar e fora da faixa de pedestres!!", disse um leitor.

Outra leitora, postou:

"Ai, desculpa moça, mas a Sra atravessou fora da faixa de pedestres, não prestou atenção em olhar os carros no final da travessia e atravessou na diagonal Não foi para a calçada, ficou andando na faixa de recuo do estacionando. E o pior, mais a frente, tem faixa de pedestre... puxa!

Ali é bem estreito e desnivelado, precisa atravessar com atenção, reto e DIRETO para a calçada.

Concordo, o motorista deveria ter parado... mas tu atravessou bem errado! 

Melhoras e tome mais cuidado para atravessar avenidas movimentadas.

Após o intenso debate nas redes sociais, que teve como principal assunto o uso da faixa de pedestres, o Portal Atibaia News esteve no local e verificou que:

- Não há faixa de pedestre naquele trecho da avenida;

- A avenida é estreita e mal cabem dois veículos lado a lado, sendo que um pouco adiante a pista se afunila ainda mais. Quem estaciona nas vagas (ao lado do condomínio) precisa tomar muito cuidado para abrir a porta, pois os carros passam muitas vezes com velocidade excessiva pelo local e ultrapassando pela direita.

- Algumas vagas de estacionamento foram implantadas em frente ao muro do condomínio onde não há comércio, exceto uma banca de jornais. O comércio está todo do outro lado da rua. Assim, quem deixa o carro estacionado muitas vezes assume o risco de atravessar fora da faixa para ir à lotérica, a Loja Pet, à farmácia ou à padaria, desviando dos carros. A faixa de pedestre mais próxima está localizada em frente ao estabelecimento “Açaí Banana”, muitos metros à frente.

- O estacionamento do “lado do comércio”, onde está localizada a Lotérica Estância, possui vagas em 45º, que não permitem estacionamento de carros grandes com segurança, pois os mesmos ficam com parte da traseira invadindo a avenida. Ao saírem da vaga, de ré, os motoristas não têm visão do trânsito que segue em direção ao centro da cidade e se arriscam. A situação é tão grave que, durante a reportagem, dois homens que estavam na banca, percebendo que um motorista idoso estava com dificuldade de sair da vaga de ré, atravessaram a rua para ajudá-lo a manobrar seu veículo.

- Nossa reportagem viu ainda a seguinte cena: uma funcionária da loja Pet Shop, ao lado da Lotérica Estância, precisou transportar um saco de rações nas costas, desviando dos carros, aguardando no canteiro central e finalmente atravessando a avenida para entregar o produto no carro do cliente. Situação que evidencia a falta de vagas e a ausência de uma faixa de pedestres próxima desse trecho de comércio.

Recentemente, uma funcionária da Padaria Lege foi atropelada à poucos metros do local deste acidente, na ocasião, a vítima foi atingida pelo espelho retrovisor de um automóvel e bateu com a cabeça na guia, sendo socorrida pelo Samu. Antes disso outros acidentes ocorreram no mesmo trecho da avenida.

O Portal Atibaia News verificou também que algumas indicações foram feitas por vereadores, solicitando sinalização adequada e implantação de lombo-faixa em frente à lotérica.

*O vídeo foi removido das redes sociais, em atendimento a pedido da vítima.

VOLTAR