Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 04/01/2022 - 14h16

Defesa Civil de Atibaia faz novo alerta para risco de tempestades

Previsão é de muita chuva entre quarta-feira (5) e sábado (8), com acumulados que podem chegar a 115 mm (foto:ANPr)

A Defesa Civil de Atibaia faz novo alerta para risco de tempestades nesta semana. Segundo aviso meteorológico divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a previsão é de muita chuva entre quarta-feira (5) e sábado (8), com acumulados que podem chegar a 115 mm e condições para pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas por raios, ventos e granizo, nas regiões de Campinas e Sorocaba.

Esse grande volume de água caindo em um curto espaço de tempo pode provocar deslizamentos e desabamentos em decorrência da saturação do solo, alerta a Defesa Civil de Atibaia, recomendando atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos, rios e lagos, enxurradas, enchentes e outras ocorrências relacionadas a raios e ventos, como queda de árvores, corte de energia e descargas elétricas.

O órgão reforça alerta para os perigos de circular em áreas de alagamento ou de enxurrada, ressaltando que as pessoas evitem as áreas de risco. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido aos riscos de queda e descargas elétricas.

No começo da semana passada, um forte temporal já provocou estragos e transtornos e a cidade registrou cerca de 30 quedas de árvore e pontos de alagamento em diversas regiões. Em conjunto com a Secretaria de Serviços e o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil de Atibaia prestou os devidos atendimentos, atuando também em ocorrências envolvendo fios de alta tensão, destelhamento de casas e um desabamento de muro de arrimo. O atendimento a emergências funciona 24 horas e pode ser acionado pelos telefones 199, (11) 4414-3997 e (11) 4414-3967.

 
 
VOLTAR