Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 31/10/2020 - 08h36

Onda de calor acende alerta sobre a importância da economia de água

Evitar o desperdício é fundamental para garantir o abastecimento de água na cidade; Confira dicas para racionalizar o consumo

A primavera seca na região sudeste, com temperaturas acima e chuvas abaixo das médias históricas, combinada ao consumo maior de água devido ao calor excessivo, acendeu o alerta sobre os níveis dos reservatórios. Em Atibaia, a Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, tem tomado diversas medidas para evitar o risco de desabastecimento, instituindo inclusive um plano de contingência, em vigor desde 7 de outubro. Apesar da melhora com as chuvas recentes, a situação dos mananciais que abastecem Atibaia ainda não está resolvida e com a previsão de um verão quente e seco, os órgãos de monitoramento alertam para a possibilidade de uma crise hídrica semelhante ou até mais grave que a vivida em 2014.

Nesse cenário, evitar o desperdício e usar a água de forma racional e econômica são hábitos fundamentais para que esse recurso essencial não falte. Algumas práticas de consumo consciente são: fechar a torneira ao ensaboar as mãos ou escovar os dentes e só abrir quando for realmente utilizar a água; reduzir o tempo de banho e manter o chuveiro fechado ao se ensaboar; ao lavar a louça, abrir a torneira só na hora do enxágue; limitar o uso da máquina de lavar, acumulando mais roupas para lavar de uma vez; reutilizar a água sempre que possível, mas evitar armazená-la em baldes para não contribuir para a proliferação do mosquito da dengue; reaproveitar a água utilizada da máquina de lavar para lavar pisos, quintal e calçada; preferir o balde à mangueira ao lavar o quintal, áreas externas ou o carro e utilizar o regador para cuidar das plantas. 

Essas e outras dicas de racionalização do consumo são determinantes para evitar que uma nova crise hídrica se instale e garantir o abastecimento de água no município. Qualquer cidadão que constatar o desperdício de água pode fazer a denúncia pelos telefones 195 ou 08000-112-190. A denúncia será verificada pelo SAAE, preservando o sigilo da identidade do denunciante.

Foto: GETTY IMAGES

VOLTAR