Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 06/02/2021 - 08h32

Atibaia está entre as 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócios

Estudo realizado por empresa especializada em inteligência de mercado analisou indicadores de todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes

Atibaia está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em Agropecuária, Mercado Imobiliário e Comércio. É o que aponta o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, uma pesquisa realizada anualmente desde 2014 pela empresa Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, para a revista Exame. A pesquisa analisa dados e indicadores das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes para identificar aquelas que oferecem mais oportunidades de investimentos e, na edição 2020 do estudo, Atibaia conquistou a 23ª posição nos setores de Agropecuária e Mercado Imobiliário e o 77º lugar no ranking relativo ao Comércio.

Apelidada de versão 2.0, a nova edição do estudo trouxe algumas novidades: além de considerar os impactos provocados pela pandemia de Coronavírus, a análise dos mais de 60 indicadores utilizados na pesquisa foi segmentada em 6 setores econômicos: Educação, Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário e Agropecuária. Comum a todos os setores, o eixo temático chamado macrocenário trouxe os indicadores da conjuntura pandêmica atual e o ranking de cada setor foi calculado através da metodologia de análise estatística IQM – Índice de Qualidade Mercadológica.

Análise dos indicadores
No recorte de agropecuária, foram mapeados indicadores relativos ao crescimento do setor em diferentes aspectos: empregos no setor com média e alta remuneração; crescimento da produção e produtividade das lavouras permanente e temporária; crescimento da produção agropecuária, exportação e empregos no setor. Já o setor de mercado imobiliário mapeou as melhores cidades para investir no setor da construção, utilizando indicadores como a projeção de novos domicílios por faixa de renda e o crescimento das empresas de construção civil, serviços e estabelecimentos comerciais.

O setor de comércio foi o que mapeou mais indicadores: empregos, renda do trabalhador, crescimento dos estabelecimentos varejistas e atacadistas, crescimento populacional e banda larga por habitante, uma vez que, devido ao isolamento social, o modelo virtual teve grande impacto em 2020. O eixo que analisou o macrocenário considerou indicadores como o número de infectados, mortos e taxa de fatalidade; impacto na economia (informações de saldo de empregos formais e auxílio emergencial) e cenário macroeconômico das cidades no que se refere ao perfil de empregabilidade, diversidade econômica e índice de gestão fiscal, que avalia a saúde financeira.

Combinando o recorte setorial com a análise do macrocenário, a nova edição do estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios” apresenta não somente as cidades com oportunidades para o desenvolvimento de cada setor, mas também aquelas que apresentaram estratégias para continuar a crescer e manter a atratividade, mesmo diante das adversidades e desafios colocados pela pandemia.

VOLTAR