Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 25/02/2021 - 07h15

Atibaia lança plano de desenvolvimento em parceria com SEBRAE

Objetivo do projeto é potencializar trabalhos já existentes em Atibaia e criar novos programas para geração de desenvolvimento sustentável

Pensando no progresso de Atibaia e de seus moradores, a Prefeitura e o SEBRAE fecharam uma parceria para implantar no município o Plano de Desenvolvimento Local (PDL), que irá potencializar os trabalhos já existentes e auxiliar em novos projetos de capacitação e promoção do desenvolvimento econômico, abrangendo uma ampla gama de setores na cidade.

O SEBRAE tem uma equipe em Atibaia há 11 anos que promove ações junto ao poder público e à iniciativa privada, e pretende, com o PDL, englobar ambos em um projeto que visa a geração de desenvolvimento sustentável com foco na micro e pequena empresa. Na semana passada, representantes da Prefeitura, do SEBRAE e da Associação Comercial e Industrial de Atibaia participaram de uma reunião em que delinearam as estratégias e criaram um comitê para o Plano de Desenvolvimento Local, que terá como gestor o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Llaguno.

Após a reunião, o prefeito de Atibaia, Emil Ono, e o gerente do SEBRAE escritório de Guarulhos, Sérgio Ricardo Gromik, destacaram a importância do projeto. “A elaboração deste Plano vai ao encontro do planejamento deste governo e do nosso principal objetivo, especialmente, neste primeiro ano de mandato, que é a retomada econômica e a geração de renda e empregos de qualidade para a nossa população. Um tema de extrema importância neste momento que vivemos, com a pandemia afetando diretamente a economia de todo o mundo. Vamos unir forças e conhecimento para alcançarmos o desenvolvimento sustentável, com uma economia mais forte em nossa cidade”, disse o prefeito.

“Quero parabenizar o prefeito por essa oportunidade para que a gente possa desenvolver esse planejamento de desenvolvimento local para colaborar junto com a Prefeitura e entidades aqui presentes para geração de renda e oportunidades sustentáveis para o município de Atibaia”, afirmou Sérgio Gromik.

O Plano de Desenvolvimento Local se baseia em quatro pilares: Cultura e Educação Empreendedora (disseminar a cultura e comportamento empreendedor entre crianças e jovens); Políticas Públicas (atuação da Prefeitura e do Legislativo para melhorar e desburocratizar o acesso de novas empresas, otimizar o processo de participação de pequenas empresas em licitação); Melhoria da Competitividade (estratégias para fortalecer os negócios na cidade); e Inclusão Produtiva e Social (melhoria do emprego e renda, inclusão de empreendedores, empoderamento feminino).

O SEBRAE tem como meta impulsionar a inteligência emocional das pessoas e, a partir daí, mostrar a importância do empreendedorismo e as motivar para a capacitação profissional, baseando-se na Lei Complementar 123, de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Atualmente, essas empresas constituem 99% do total de empresas no Brasil. Em Atibaia, há 45 mil empregos diretos, sendo que deste total 51% é representado por micro e pequenas empresas.

Projetos em andamento
Existem algumas ações do SEBRAE já sendo desenvolvidas no município, como o Programa Ali – Agentes Locais de Inovação, cujo objetivo é aumentar a produtividade do micro e pequeno negócio pelo controle dos indicadores de desempenho da empresa.

Outra iniciativa em andamento é um projeto-piloto para o qual Atibaia foi a cidade escolhida no país para viabilizar um programa que visa preparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social para que elas consigam descobrir áreas de interesse profissional e se preparar para o mercado de trabalho.

Há também um projeto de ressocialização com os reeducandos, em que o prefeito Emil Ono colocou a Prefeitura à disposição para parceria.

VOLTAR