Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 05/12/2020 - 19h45

Comércio em Atibaia terá horário ampliado de funcionamento para o Natal

Expectativa é de que as vendas de Natal auxiliem na recuperação econômica do setor. Horário especial, com lojas abertas até mais tarde, realizado todos os anos será adotado mesmo durante a pandemia.

Por Armando Teixeira Junior

Além da perda de vidas e do prejuízo a saúde de milhares de pessoas, a Pandemia de Covid-19 teve também um impacto devastador no setor econômico, o que gerou perdas, prejuízos e desemprego sobretudo nos meses de completo lockdown, onde todos os comércios e serviços foram forçados a “fechar as portas”, atendendo apenas em vendas online ou delivery.

Em Atibaia não foi diferente, muitos lojistas e comerciantes sofreram com a grave crise financeira causada pela pandemia. Nos últimos meses a situação tem melhorado gradativamente com a reabertura do comércio e a expectativa é que as vendas de final de ano impulsionem o setor.

As regras sanitárias para prevenção de Covid-19 continuam sendo obrigatórias, mas mesmo com a constante ameaça de uma segunda onda de contágios, o plano é que no município o comércio funcione normalmente, adotando inclusive o horário estendido nas semanas que antecedem o Natal.

O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), Alessandro Roberto Roncoletta falou com exclusividade sobre o assunto ao Portal Atibaia News.

Portal Atibaia News: Nos últimos meses com a reabertura gradual dos comércios, já houve uma recuperação no ritmo de vendas?

Segundo dados da Boa Vista SCPC, a economia dá sinais de que vai se recuperar de fato da crise provocada pela pandemia do coronavírus já neste mês de dezembro. Os indicadores apontam que houve uma elevação média de 17,1% em novembro, comparada ao mesmo período de outubro. O comércio, principalmente após a metade do segundo semestre do ano, vem mostrando uma reação econômica significativa. Por conta desta reação, é justificável que as expectativas de venda para o natal sejam boas e muito aguardadas. Dinheiro do FGTS, Auxílio Emergencial, 13º salário e uma maior confiança do consumidor, apesar que ainda tímida, mas mais confiante, com certeza são pequenos sinais de recuperação na economia.

Quais as expectativas do comércio local para as vendas de final de ano?

Apesar de todos esses sinais de recuperação, muitos comerciantes ainda se sentem apreensivos e em dúvida quanto a aumentar seus estoques esperando as vendas natalinas. Obviamente que tal apreensão é até natural. Mesmo cautelosos, há sim sinais nítidos também de um otimismo que vem crescendo aos poucos. Sem dúvida alguma, os e-commerces levam uma ligeira vantagem nas vendas para o natal, tendo visto que é uma opção de compra ainda considerada mais segura pelos consumidores, frente à pandemia.

3 - Soluções como vendas online, delivery e até atendimento via whatsapp surgiram como opções para atrair o cliente, sem necessariamente trazê-lo até a loja. Para o final de ano espera-se que o consumidor vá até a loja ou continue comprando a distância?

O consumidor continuará com as compras presenciais, entretanto, o empresário vai potencializar suas vendas com as modalidades de vendas a distância, que à partir da Pandemia, tornou-se modalidade indispensável para o desenvolvimento e mantenimento do comércio.

4 - Nos anos anteriores o comércio estendia o horário de funcionamento nas semanas próximas ao Natal. Neste ano haverá algum tipo de horário especial de funcionamento do comércio?

Sim, está autorizada a extensão do horário de funcionamento, podendo os estabelecimentos comerciais funcionarem livremente, em caráter facultativo, até às 24h, inclusive aos domingos, durante o dia 06 de dezembro 2020 até 06 de janeiro de 2021.

As notícias sobre uma segunda onda de infecção de Covid-19 começam a aumentar. Como o comerciante irá reagir se for necessário um novo lockdown com o fechamento das lojas físicas? Já está sendo considerada esta possibilidade?"

Nessa última segunda-feira o governo do Estado regrediu a fase do Plano São Paulo para amarela. Através de pronunciamento em redes sociais o Sr. Saulo, prefeito, informou que não há risco imediato de fechamento do comércio e demais atividades em Atibaia.  Com relação às empresas e o comércio de nossa cidade, continuaremos a fazer nossa parte, mantendo e enfatizando os cuidados sanitários e distanciamento social para a contenção da Covid10 em nossa cidade. A Acia tem acompanhado e participado das decisões no município desde o início da pandemia, orientando, sugerindo e utilizando de sua capilaridade representativa para minimizar os efeitos que a pandemia tem imposta durante todo o ano de 2020.

Assista ao pronunciamento do Prefeito Saulo Pedroso, citado na entrevista no link:

VOLTAR