Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 05/03/2021 - 21h23

Empresários de Atibaia protestam contra o fechamento do comércio

Cerca de 40 manifestantes se reuniram diante da sede do Poder Executivo de Atibaia contestando as medidas da fase vermelha do Plano São Paulo de combate a Covid-19. Prefeito Emil Ono falou com os empresários e afirmou que irá avaliar medidas de flexibilização na próxima semana.

Por Armando Teixeira Junior

Empresários e comerciantes de Atibaia, se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 05 de março, para protestar contra as medidas que serão adotadas pelo município, seguindo as orientações da fase vermelha do Plano São Paulo de contenção a Covid-19, que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina e farmácias, por exemplo. 

A mobilização teve início através do Facebook, a criadora da página “Empresários de Atibaia”, Margareth Bonjardim, fez uma convocação através de uma postagem que comparava a perda de vidas com o fechamento do comércio: 

“Após um ano de abre e fecha, cor de fase mudando a cada 15 dias, com leito, sem leito, tivemos toda a paciência desse mundo e sempre caminhamos de mãos dadas em prol de trabalharmos efetivamente no combate à covid-19, mas chegamos em um ponto onde, por pura falta de gestão, em um ano nada foi feito para tentar amenizar esse sofrido impacto em nossos comércios e vidas. O comércio está em luto, famílias inteiras sendo devastadas emocionalmente e já não sabem mais o que fazer”. Dizia em trechos da postagem. 

Cerca de 40 manifestantes se reuniram no Centro de Convenções Victor Brecheret, por volta das 14 horas, e seguiram para o Fórum da Cidadania. 

O prefeito Emil Ono conversou com os empresários e comerciantes presentes e assumiu o compromisso de avaliar uma nova flexibilização para abertura do comércio assim que possível. 

Em frente ao Fórum da Cidadania, o prefeito afirmou aos presentes, que já na próxima semana, irá receber novamente as lideranças para reavaliar a situação da pandemia, recordando que o Poder Executivo sempre teve um bom diálogo com a ACIA e os comerciantes da cidade em geral. 

“Se existe um projeto político que sempre foi parceiro de quem é comerciante, foi o nosso, porque a gente sempre tentou flexibilizar a atividade comercial. Mas é preciso fazer com muita responsabilidade para não ter grandes prejuízos lá na frente.” Afirmou Emil. 

A manifestação transcorreu de forma pacífica, acompanhada pela Guarda Civil Municipal. 

Atualização: no texto original dizia que os manifestantes levaram uma coroa de flores, mas a mesma já estava no Fórum da Cidadania e foi enviada por outra Associação.

VOLTAR