Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 17/08/2022 - 20h32

Alunas de Atibaia conquistam prêmio em competição internacional de tecnologia

Equipe formada por estudantes do município foi a única do Brasil a se classificar para a final da competição “Technovation Girls 2022”

Atibaia conquistou uma importante premiação internacional na área de Tecnologia e Inovação! Alunas de escolas do município se classificaram para a final e representaram bem o Brasil na competição “Technovation Girls” ao ficarem com o prêmio de Tecnologia, por terem apresentado o aplicativo com a melhor tecnologia desenvolvida na categoria iniciante.

Duas alunas da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz, Samantha Rocha Silva e Melissa Ito de Carvalho, uma do Colégio Atibaia, Katarina Meszaros Veiga Silva, e outra do Colégio FAAT, Catarina da Rocha Ferreira, com idades de 10 e 11 anos, formaram a equipe Connected Girls. Elas criaram um aplicativo que oferece segurança aos deficientes auditivos quando estiverem sem o aparelho auditivo ou quando distraídos. O aplicativo permite cadastrar sons, como por exemplo, um alarme de incêndio, um carro buzinando ou sirene de ambulância. O aplicativo vai identificar este som e o celular irá vibar.

Única equipe brasileira na final da competição que incentiva jovens garotas a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia, a Connected Girls não ficou com o prêmio principal, que foi para a Índia, mas levou a premiação na categoria Tecnologia. A equipe da Tanzânia ganhou na categoria Impacto Social. Cada uma das meninas de Atibaia ganhou bolsa educacional de 500 dólares, para ser usada para promover o aprendizado, a critério delas.

As alunas fizeram todo designer das telas do aplicativo e conseguiram montar os blocos de código que formam os comandos de funcionamento do software, sob mentoria da professora que orientou o projeto, Vânia Emiko Ito de Carvalho, da E.M. Maria Helena Faria Ferraz; da professora doutora do Instituto Federal de São Paulo de Bragança Paulista, Elisandra Aparecida Alves da Silva; e do técnico de laboratório do Instituto Federal de São Paulo de Bragança Paulista, Pedro Luis Calheiros da Silva.

A participação de escolas municipais de Atibaia no concurso Technovation Girls faz parte de cooperação entre a Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, através do projeto IF(meninas){nas exatas}, que visa promover a participação de mulheres na área de Exatas.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva e fortalece a participação das escolas nos projetos educacionais que estimulem a aprendizagem dos alunos, parabeniza os professores, gestores e, principalmente, as alunas, além de agradecer a valiosa parceria com o Instituto Federal do polo Bragança Paulista.

O Technovation Girls é um programa do Technovation, organização americana sem fins lucrativos, e a ONG Instituto Paramitas representa o programa no Brasil.

VOLTAR