Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 22/03/2021 - 09h26

Atibaia ganha prêmio por capacitação de profissionais da Educação contra Covid-19

Secretarias de Saúde e de Educação desenvolveram planejamento minucioso para volta das aulas presenciais na cidade, o que levou ao Prêmio David Capistrano

Como preparação para a volta das aulas presenciais em Atibaia, as Secretarias de Saúde e de Educação elaboraram um protocolo extremamente rígido, minucioso e criterioso nos cuidados preventivos da Covid-19. Esse esforço rendeu ao município de Atibaia o Prêmio David Capistrano, que celebra as melhores experiências em saúde desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pautadas neste protocolo municipal, as escolas deveriam também elaborar um protocolo específico para sua realidade e que deveria ser aprovado pela autoridade sanitária antes do retorno das suas atividades escolares. Profissionais da Educação participaram de um programa de formação com aulas presenciais, em outubro e novembro no ano passado, separados em turmas de cerca de 55 pessoas. Os principais temas abordados foram: características da Covid-19; uso de termômetro; uso de máscaras; higiene pessoal e ambiental; medidas preventivas no ambiente escolar; e procedimentos em casos suspeitos ou confirmados.

O total de profissionais formados foi de 1600 pessoas, atendendo quase 100% dos profissionais da Rede Municipal de Educação, além de representantes de escolas particulares. Com o retorno das aulas presenciais no município, em fevereiro, ainda de forma híbrida, com atividades presenciais de remotas, foi constatado em visitas técnicas que o protocolo foi efetivamente implantado nas unidades escolares.

A iniciativa da Secretaria de Saúde de Atibaia foi celebrada na cerimônia de premiação que ocorreu na semana passada, de forma on-line, durante a 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios que, juntamente com o 10º Prêmio David Capistrano, fizeram parte da programação de outro evento maior, o 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP. Neste ano, o tema do congresso foi “32 anos em defesa do SUS”.

VOLTAR