Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 12/06/2021 - 08h48

Atibaia reforça medidas de segurança e protocolo sanitário nas escolas municipais

Objetivo é manter intensas as medidas de prevenção à Covid-19 e garantir a saúde dos alunos e profissionais da Educação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua adotando as medidas necessárias para garantir a segurança dos alunos durante as atividades presenciais em salas de aula nas escolas municipais de Atibaia. Para evitar a propagação e transmissão de Covid-19, todas as instituições de ensino da cidade (municipais, estaduais, comunitárias e particulares) estão seguindo o Protocolo de Operacionalização das Atividades para o Retorno às Aulas Presenciais estabelecido pelo Decreto nº 9.446/2021.

O documento estipula os procedimentos operacionais relacionados às boas práticas sanitárias, a fim de garantir os direitos à vida, à saúde e à educação de todas as crianças, estudantes profissionais e trabalhadores em Educação. Dessa forma, são oferecidas orientações sobre distanciamento social; higiene pessoal; limpeza e higienização dos ambientes; monitoramento das condições de saúde dos alunos, pais e funcionários; transporte e alimentação escolar; e o que fazer caso uma criança ou profissional seja identificado como caso ativo de Covid-19.

Antes da volta às aulas neste Ano Letivo de 2021 a Prefeitura realizou uma série de ações para a segurança de todos os envolvidos: ofereceu testes sorológicos para Covid-19 junto a todos os profissionais da Educação Municipal; adquiriu inúmeros materiais, como álcool gel, totem, máscaras, face shield, tapete sanitizante, fitas zebradas, entre outros itens próprios para prevenção à Covid-19; e também elaborou um “Guia para o retorno consciente às aulas presenciais”, com orientações dirigidas a educadores, pais ou responsáveis e alunos. Além disso, continua em andamento a vacinação dos profissionais da Educação, de forma gradativa, conforme organização da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram mantidas nas unidades da rede municipal, com suas respectivas equipes adotando todos os cuidados necessários para um retorno gradual e consciente, com muita cautela e responsabilidade. As aulas em Atibaia voltaram a acontecer de forma presencial em maio, porém a frequência presencial dos alunos tem sido facultativa, sendo que os pais ou responsáveis têm a opção de manter seus filhos em casa, participando somente das atividades remotas.

VOLTAR