Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 14/06/2021 - 15h32

Escola de Atibaia vai para semifinal em competição internacional, a Technovation Girls 2021

Alunas da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz seguem na disputa da competição internacional

Atibaia está na semifinal de uma importante competição internacional na área da Educação. Um grupo de alunas da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz se classificou para a semifinal do concurso Technovation Girls 2021, que incentiva jovens garotas a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia.

A equipe da EM Maria Helena Ferraz, chamada “Smart Girls”, desenvolveu um aplicativo para ajudar crianças que sofrem de depressão e ansiedade com um canal em que podem expressar seus sentimentos. Formada por Ana Flávia Fernandez Rosa, Lara Souza Destro dos Stos, Mariana Hernandes e Silva, Mayara Badari de Almeida e Suzana Rocha Silva, a equipe de Atibaia é uma das quatro brasileiras na semifinal da Divisão Júnior da competição, com alunas de 10 a 14 anos.

A participação de escolas municipais de Atibaia no concurso Technovation Girls 2021 faz parte de cooperação entre a Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, através do projeto IF(meninas){nas exatas}, que visa promover a participação de mulheres na área de Exatas.

Mesmo durante a pandemia, sem poder ter encontros presenciais, as alunas e professoras tiveram reuniões virtuais periódicas para desenvolver um aplicativo que busca solucionar um problema do mundo real. Inicialmente, as meninas e a professora que orientou os projetos, Vânia Emiko Ito de Carvalho, da EM Maria Helena Faria Ferraz, tiveram oficinas e cursos online com estudantes do Instituto Federal de Bragança Paulista, tendo como mentoras as professoras do IF Elisandra Aparecida Alves da Silva e Talita de Paula Cypriano de Souza, para que pudessem compreender como é o app inventor e como utilizar.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva e fortalece a participação das escolas nos projetos pedagógicos que estimulam a aprendizagem dos alunos. Parabeniza as professoras, gestores e principalmente as alunas, e agradece a valiosa parceria com o Instituto Federal do Polo Bragança Paulista.

O Technovation Girls é um programa do Technovation, organização americana sem fins lucrativos, e a ONG Instituto Paramitas representa o programa no Brasil.

VOLTAR