Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 16/07/2020 - 17h01

Nota máxima na avaliação do MEC, Curso de Medicina da USF está com inscrições abertas para o vestibu

Profa. Ms. Giovana Colozza Mecatti, Coordenadora do Curso de Medicina, fala sobre a estrutura, corpo docente e principais qualidades que colocaram a USF entre as melhores do país

Armando Teixeira Junior

A Universidade São Francisco é referência na região bragantina, com 40 anos de tradição em Ensino Superior de qualidade.

Um dos destaques da USF é o curso de Medicina, considerado um dos melhores do país, com nota 5 na avaliação do Ministério Da Educação (MEC).

Segundo a Coordenadora do Curso de Medicina a Profa. Ms. Giovana Colozza Mecatti a atualização constante da metodologia de ensino, assim como do corpo docente são alguns dos principais pontos que garantem a qualidade do curso.

“A USF acompanha as novas metodologias de ensino e aprendizagem, com uma matriz curricular inovadora e atualizada as novas tendências de formação da área médica. O corpo docente passa por constantes processos de formação e atualização através do programa de formação continuada da USF.” Afirma.

Os alunos que desejam ingressar no curso já podem se inscrever para o vestibular de inverno, e neste ano devido a pandemia, a inscrição e processo seletivo serão realizados, utilizando as notas do ENEM (O Exame Nacional do ensino Médio) obtidas entre os anos de 2016 à 2019. As inscrições devem ser realizadas até o dia 26/07.

Ainda segundo a Profa. Ms. Giovana, o sonho de “ser médico” é uma motivação pessoal muito especial, que leva em conta o desejo de ajudar o próximo e por isso essa profissão é tão valorizada.

“Ser médico é sonho de muitas pessoas. As motivações são diversas e estão presentes o desejo de ajudar pessoas que precisam de auxílio em algum momento delicado de suas vidas. O médico, além de profissional técnico e com perfil científico, aproxima-se das pessoas e as ajuda seja por meio de prescrição de medicamentos, aconselhamentos e orientações para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida.”

Para se inscrever no vestibular do Curso de Medicina da USF o aluno paga uma taxa de R$ 150,00, os resultados e matrículas serão online. Inscrições através desse link 

Quer saber um pouco mais sobre o curso de Medicina da USF?

Leia abaixo a entrevista na íntegra com Profa. Ms. Giovana Colozza Mecatti, Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade São Francisco

Portal Atibaia News: A Universidade São Francisco é referência na região Bragantina com 40 anos de tradição e o curso de medicina recebeu nota máxima na avaliação do MEC. Quais os diferenciais oferecidos pelo curso na USF?

Sim, a USF é referência na região bragantina, mas também no ensino superior brasileiro. São mais de 40 anos, sendo bem avaliada pelo MEC em diversos cursos. O Curso de Medicina da USF é avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), conceito destinado a um grupo seleto de universidades que aliam a tradição, a qualidade e a inovação.

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, aliando teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil. Além do uso de tecnologias como facilitadora da rotina de estudos, assim como a disponibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem.

A USF acompanha as novas metodologias de ensino e aprendizagem, com uma matriz curricular inovadora e atualizada as novas tendências de formação da área médica. O corpo docente passa por constantes processos de formação e atualização através do programa de formação continuada da USF. 

Portal Atibaia News: Qual estrutura o aluno ingressante em medicina encontrará na USF? Como são os laboratórios, salas de aula e o corpo docente da instituição?

O estudante que ingressar no Curso de Medicina terá acesso a uma infraestrutura completa, entre os destaques estão o Complexo de Ensino em Saúde, formado pelo Centro de Simulação Realística e o Centro de Estudos de Anatomia.

Os estudantes e docentes estão presentes em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

Localizado ao lado do Câmpus Bragança Paulista fica ainda o Hospital Universitário São Francisco de Assis da Providência de Deus (HUSF), que é campo de estágio nos cenários de prática e possui 19 programas de residência médica.

Portal Atibaia News: O processo seletivo de inverno 2020 será diferente por conta da pandemia de Covid-19. Como o aluno pode se inscrever?

Sim, neste ano para garantir a segurança e bem-estar do candidato a Universidade alterou o vestibular. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho. O Vestibular será realizado por meio do aproveitamento dos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Podem ser utilizados os resultados do ENEM dos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. O candidato interessado deve inscrever-se em usf.edu.br/vestibular.

Portal Atibaia News: Quais as dicas para os alunos que estão em dúvida entre cursar ou não medicina?

Essa questão é fundamental para entender o perfil do futuro médico.

Ser médico é sonho de muitas pessoas. As motivações são diversas e estão presentes o desejo de ajudar pessoas que precisam de auxílio em algum momento delicado de suas vidas. O médico, além de profissional técnico e com perfil científico, aproxima-se das pessoas e as ajuda seja por meio de prescrição de medicamentos, aconselhamentos e orientações para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Apresenta grande responsabilidade, mas também recompensa pelo sentimento de cumprimento de seu ofício e sua missão.

Portal Atibaia News: Qual a área de atuação e principais características desse profissional?

O médico pode atuar em diversas frentes após formado. Termina o Curso como médico generalista apto a atender as doenças mais prevalentes. Após a graduação, pode optar pela especialização em áreas de interesse, a depender do perfil do profissional. Pode voltar-se para atendimento de adultos, crianças, mulheres e gestantes. Pode ainda atuar em áreas como radiologia, patologia e ainda em processos administrativos, como auditoria e gestão. Uma grande possibilidade de área de atuação está disponível para o profissional médico bem formado e a USF preza por essa formação.

Conheça a estrutura do Centro de Simulação Realística e Laboratório de Habilidades Médicas USF e Centro de Estudos de Anatomia USF nos vídeos abaixo.

VOLTAR