Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 28/11/2020 - 17h40

Professor de Atibaia é o grande vencedor do XXI PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ na categoria Ensino Fundamental 1

“Músicas do Mundo”, de Sérgio Tuck, foi eleito o melhor projeto de Ensino Fundamental 1

Na última quarta-feira, dia 25 foi realizada a cerimônia de premiação que elegeu os melhores trabalhos da área da educação inscritos no "XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã".

O prêmio é realizado pelo Instituto Arte na Escola com o apoio do Governo Federal, em cooperação com a UNESCO e com os canais Futura e Arte 1.

O Portal Atibaia News noticiou em setembro que entre os 20 finalistas da edição deste ano estava o professor Sérgio Tuckmantel de Almeida, de Atibaia, com o trabalho “Músicas do Mundo” realizado na E.M.E.F Prof. Hélio Damante, na cidade de Bom Jesus dos Perdões.

“Já tinha participado em outros anos, em alguns avancei pelas etapas, outros cheguei até as semifinais e nesse ano deu certo! Claro que estava confiante no meu projeto, porém conheci os temas dos outros finalistas e eram trabalhos muito relevantes, com uma abordagem muito boa. Cheguei a me questionar…  Acho que não vai ser esse ano...  Mas deu certo!” Afirmou Sérgio “Tuck”, como é conhecido pelos amigos e alunos, quando descobriu que seu projeto foi o vencedor na categoria Ensino Fundamental 1.

Todos os anos cerca de 1500 trabalhos são inscritos para o prêmio e cabe aos jurados a árdua missão de selecionar um vencedor entre diversas propostas com temáticas e linguagens diferentes, muitas vezes difíceis de serem comparadas.

Por causa do ano atípico em que vivemos, a cerimônia de premiação foi realizada on-line.

“Foi uma cerimônia muito bonita apesar de ser a distância, cada um na sua “telinha”, foi um encontro bonito com muita coisa bacana sendo divulgada. Muito legal poder celebrar isso em um ano tão difícil e complicado. Meu projeto aconteceu antes da pandemia, mas o reconhecimento chega em um momento muito gostoso, em que todo mundo está repensando a educação, para voltar de forma diferente e trazendo uma esperança para a escola pública.” Conta Sérgio.

Para o professor, a escola pública é o lugar mais importante para que se possa transformar o mundo de maneira mais rápida e eficiente em um lugar melhor; e o caminho para isso são as relações humanas: conhecer mais, se interessar mais pela vida do outro, pelos problemas do outro, resgatar o senso de comunidade.

“É uma alegria representar nossa região, como morador de Atibaia e como professor na cidade de Bom Jesus dos Perdões, e mostrar que a escola pública pode ser tão boa quanto as melhores escolas particulares. Mostrar que a escola pública merece esse crédito, de mostrar que é capaz de trabalhar com a potencialidade das crianças. Assim seguimos juntos, fazendo coisas boas e inspirando todos aqueles que estiverem disponíveis para somar nesse trabalho de mudar o mundo através das pessoas que temos mais pertinho de nós”. Concluiu.



Conheça abaixo os demais projetos vencedores do "XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã" e veja o trecho da cerimônia onde aconteceu o anúncio da premiação do projeto “Música do Mundo”.

Vencedores por Categoria:

Educação infantil: “Uhuru - Procura-se representação” (Carla Santos Pinheiro (Bahia)
Ensino Fundamental 1: “Músicas do Mundo” (Sérgio Tück - Bom Jesus dos Perdões - SP)
Ensino Fundamental 2: “Histórias ficcionais em busca de protagonismos reais - Teatro como lugar de fala” (Caroline dos Santos Barbosa - Rio de Janeiro )
Ensino Médio: “Artes Cênicas: Pulando o muro da escola” (Emanuel Coringa - Pau dos Ferros - RN)
Ensino de Jovens e Adultos: “Memória, Identidade e Patrimônio” (Fellipe Eloy - São Paulo)

VOLTAR