Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 12/06/2022 - 09h28

Abertas as inscrições para o Culinária Sustentável de junho

Os temas do mês são “Receitas para o inverno” e “Comida para crianças”

Estão abertas as inscrições para as novas oficinas do projeto Culinária Sustentável, uma iniciativa da Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá, e NTICS Projetos em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e a SAAE. As aulas acontecem no dia 13 de junho em dois horários e temas diferentes.

O primeiro workshop ocorrerá das 9h às 11h30 e terá como foco as “Receitas para aquecer o inverno”, já que as temperaturas começam a baixar em boa parte do hemisfério sul e o novo clima pede comidas quentes que ajudam o corpo a se proteger da estação mais fria do ano. Além disso, nessa época, alguns alimentos ficam difíceis de serem encontrados nas feiras, enquanto outros, permanecem mais acessíveis.

No mesmo dia, das 14h às 16h30, a segunda oficina ensinará métodos de preparação de “Comidas para crianças”, ressaltando a importância de planejar um cardápio rico em nutrientes primordiais para o desenvolvimento infantil e que auxiliam na prevenção de doenças. Por isso, é fundamental que o alimento seja diversificado, saudável e, em alguns casos, também lúdico a fim de despertar maior interesse dos pequenos pelo prato.

Para a atibaiense Daniele Morimoto, mãe de dois filhos, um deles diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista, a abordagem do tema será essencial. “Ele tem uma grande dificuldade com alimentação, devido à seletividade alimentar, por isso esse curso vai ser muito bom nesse sentido”.

No ano passado, durante a fase mais crítica da pandemia, Daniele deu início ao sonho de atuar empreendendo na área da gastronomia, principalmente, pela necessidade de se manter mais tempo em casa cuidando dos filhos. “Eu sou um exemplo de pessoas que não se enquadram no mercado tradicional, porque tenho uma criança especial que depende de mim. Comecei a trabalhar fazendo aquilo que sei, que é cozinhar, mas, fui impedida de dar continuidade por causa do preço do material”, conta Morimoto.

Contudo, o cenário mudou depois da participação no projeto Culinária Sustentável. “As oficinas me ajudaram nisso também, aprendi a usar ingredientes que temos em casa, com economia, reaproveitando alimentos e permitindo, inclusive, venda dos produtos por um preço mais acessível. Pude, por exemplo, fazer pratos com cascas de banana, que antes iam para lixo”, finaliza a mãe, frequentadora assídua das aulas do projeto de sustentabilidade em Atibaia.

As inscrições para a iniciativa são gratuitas e disponíveis para moradores da cidade com idade a partir dos 18 anos. Para garantir a vaga basta acessar o site www.ptsatibaia.com.br e clicar no link Culinária Sustentável.

 

SERVIÇO:

Culinária Sustentável

Oficinas: 13 de junho às 9h e às 14h

Inscrições gratuitas pelo site: www.ptsatibaia.com.br

Local: R. Gonçalves Dias, 255 – 1º Andar – Jardim das Cerejeiras

 

Sobre a Atibaia Saneamento: A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

 

Sobre a NTICS Projetos: Há 20 anos a NTICS surgiu com o propósito de contribuir para a transformação da sociedade mais sustentável. O desenvolvimento e implantação de projetos que promovam processos de mudança por onde passam e a democratização do acesso às metodologias e ferramentas são premissas que norteiam o nosso trabalho. Nossas soluções ESG englobam: Social -Desenvolvimento de projetos socioambientais que transforma diretamente comunidades, com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação, Recursos Hídricos com entrega balizada por indicadores que levam em conta os critérios ESG. Ambiental - Disponibiliza soluções integradas e multidisciplinares para o desenvolvimento sustentável de sua empresa ou sua cadeia de fornecedores em Práticas Sustentáveis com os critérios ESG. Governança - Plataforma que integra todo o processo de governança, compliance e indicadores para área de responsabilidade social corporativa.

VOLTAR