Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 26/12/2023 - 18h15

Cerca de 300 pessoas participaram do Programa Cozinha Sustentável em Atibaia em 2023

Ao longo do ano, projeto realizou 12 oficinas presenciais em que foram preparadas mais de 40 receitas diferentes

Com o objetivo de incentivar a geração de renda, o reaproveitamento de alimentos e proporcionar o desenvolvimento humano, a Prefeitura de Atibaia encerrou as atividades de 2023 do Programa Cozinha Sustentável com números que impressionam: cerca de 300 pessoas participaram das 12 oficinas realizadas, com o preparo de mais de 40 receitas diferentes.

O Programa, realizado no Núcleo de Inclusão Produtiva, busca oferecer uma oportunidade para quem deseja melhorar sua situação socioeconômica, ao mesmo tempo em que pretende favorecer o desenvolvimento humano, fortalecendo as relações sociais e a autoestima dos alunos.

Voltado a moradores de Atibaia, e destinado principalmente aos inscritos do Cadastro Único, o programa realizou neste ano oficinas de comida árabe e vegana, pães, bolos, lanches, biscoitos, petiscos, pães de queijo, macarrão, molhos e café da manhã saudável.

“Confesso que não tinha mais expectativa de nada, a pandemia me tirou o emprego e estava me sentindo perdida. Logo conheci o Núcleo de Inclusão Produtiva e, consequentemente, o Programa Cozinha Sustentável. Cheguei aqui com depressão e me senti acolhida. Hoje tenho orgulho em dizer que sou uma empreendedora e cresci graças a essa ação. Tenho orgulho em falar que não tive medo de arriscar. Hoje, tenho uma carteira de clientes e pretendo, até mesmo, expandir meu negócio. Vendo marmitas com produtos saudáveis, utilizando as dicas e tudo o que aprendi nas oficinas”, emocionou-se a aluna Patrícia Maria Pinheiro.

O Programa Cozinha Sustentável é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Atibaia e da Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário por meio de parceria público-privada com a SAAE Atibaia. Vale lembrar que o Núcleo de Inclusão Produtiva, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, recebeu do Governo do Estado de São Paulo, em outubro, o Prêmio Josué de Castro pelo seu destaque como um espaço de aprendizado e crescimento para a população da cidade.

VOLTAR