Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 24/02/2024 - 11h48

Novo conceito: 8º Festival Gastronômico de Atibaia promete inovar em 2024

Além de apresentar nove categorias, festival deste ano terá lançamento em praça pública, não contará com limite de preço e premiará clientes participantes e garçon

Nesta segunda-feira (19), o Cine Itá Cultural recebeu empresários, empreendedores e representantes do Turismo de Atibaia para o lançamento do novo conceito do Festival Gastronômico de Atibaia. Uma plateia de 200 participantes acompanhou as novidades do festival, que neste ano alcança a oitava edição e já está com inscrições abertas pelo link:  8º Festival Gastronômico

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp

Estiveram presentes no evento o prefeito Emil Ono; o vice-prefeito, Prof. Fabiano de Lima; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Souza; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Adriana Andreo; o presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Américo Gonçalves; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), Renato Russomanno; o secretário de Turismo de Atibaia, Bruno Leal; o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano; e demais autoridades.

Novidades

Entre as novidades do novo modelo do festival estão a categorização dos pratos e o fim do limite de preço para os pratos, além de prêmios para clientes e garçons. E tem mais novidade na área: o lançamento da oitava edição acontecerá em praça pública, com shows e workshops para toda a população prestigiar.

Experiência de Caraguatatuba

O lançamento contou com a presença de Rodrigo Tavano, secretário de turismo de Caraguatatuba, que compartilhou toda a experiência de seu município com a realização de um festival local. O evento da cidade litorânea serviu de modelo para o novo conceito do Festival Gastronômico de Atibaia.

“Em nome do município de Caraguatatuba agradeço a recepção e todo o carinho com a nossa cidade. Com certeza vai ser um sucesso o evento gastronômico de Atibaia”, afirma Rodrigo.

“Nossa equipe debateu essa questão de lançar uma inovação e concordamos em apresentar um novo modelo do Festival Gastronômico. Oxigenar o formato do festival era uma ideia bem-vinda, e peço ao Turismo que acolha as sugestões dos comerciantes também. Agradeço ao secretário de Caraguatatuba pela importante contribuição e também por ter vindo para Atibaia apresentar essa experiência exitosa de vocês”, destacou o prefeito Emil Ono durante o evento.

Novas categorias

Diante da diversidade da gastronomia de Atibaia, neste ano o festival contará com divisões de categorias, para que cada estabelecimento seja avaliado conforme o prato produzido: Hamburguerias; Pizzarias; Sobremesas; Culinária Internacional; Comida Saudável (vegana ou vegetariana); Culinária Oriental; Pastelaria; Culinária Brasileira; e Café (bebidas a base de café).

O objetivo é contemplar e incentivar ainda mais a participação dos estabelecimentos, além de deixar a competição mais justa, já que os pratos concorrerão entre suas categorias específicas.

Trade turístico

Uma novidade significativa desta edição é o envolvimento do trade turístico no festival. A ideia é usar a hotelaria de Atibaia, que é a maior da região, para fortalecer o festival, ampliando a divulgação do evento e garantindo ainda mais turistas para a cidade. Atibaia tem hoje mais de 40 estabelecimentos no setor hoteleiro, com mais de 6.700 leitos na rede.

Sem falar da importância dos receptivos e guias de turismo, que são pontos de ligação entre a hotelaria, os atrativos turísticos e todo o comércio municipal. A Secretaria de Turismo irá envolvê-los no processo e auxiliar na construção de uma rede de parceiros.

Nova data

Tradicionalmente realizado entre os meses de agosto e setembro, o novo Festival Gastronômico também acontecerá em novo período: junho e julho. O objetivo é aproveitar as festividades do aniversário da cidade e também o Festival de Inverno, épocas que registram aumento do turismo e da circulação de pessoas em Atibaia.

Regras de Votação

Também haverá uma pequena mudança na votação. Os estabelecimentos receberão cédulas de votação e cada cédula terá duas partes: um canhoto

com numeração; e uma parte destacável, com a mesma numeração do canhoto, além de um QRCode direcionando para o site de votação. O cliente usará o QRCode para acessar o site, preencher seus dados, votar no prato e indicar o número que consta na sua cédula. Neste momento, ele também poderá inserir o nome do garçom, para que ele também concorra à premiação.

Vale ressaltar que não haverá mais júri técnico, já que a estimativa é de que o número de participantes aumente, e, seguindo o modelo de outros festivais, nesta edição será lançado um chamamento para patrocínio de empresas.

Estatísticas

Durante as setes edições anteriores do festival, a Prefeitura contabilizou 316 estabelecimentos inscritos, que fomentaram o turismo da cidade e reforçaram a importância do evento para os estabelecimentos e toda a rede de turismo do município. 

VOLTAR