Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 29/09/2019 - 20h00

Após reclamações, projeto de rotatória na Al. Lucas Nogueira Garcez poderá ser revisto

Com as obras em andamento desde o final de julho, trecho de rotatória entre a Al. Lucas Nogueira Garcez e a Av. Santana tem gerado descontentamento aos munícipes que passam diariamente pelo local. Correção no projeto já é estudada pelo município

Armando Teixeira Junior

Como foi amplamente noticiado, Al. Lucas Nogueira Garcez, passa por uma grande revitalização. O projeto deve modernizar a via, formando um “corredor gastronômico” que aumente ainda mais o potencial turístico da alameda que possui grande número de bares e restaurantes.

Com o início da reforma, alguns problemas com o novo projeto foram apontados pela população. O leitor Jonas Junior enviou ao Portal Atibaia News a seguinte reclamação:

“Sobre a reforma da Lucas, na bifurcação com a Av. Santana. Lá é um lugar
que muitas pessoas passam para deixar os filhos no colégio objetivo
Júnior, ir ao Convém ou no Objetivo da rua do Supermercado. O
engenheiro afunilou a saída da av. Santana numa única via bem antes do
supermercado e do Objetivo. Este afunilamento deveria ser mais em
frente, como era antes...”

O parecer foi enviado por nossa equipe para a Secretaria de Mobilidade Urbana, que nos respondeu enviando detalhes do projeto que está em andamento.

O vereador Marcão do Itapetinga também afirmou em postagem nas redes sociais ter recebido reclamações sobre o local.

“Recebi via grupos de WhatsApp, Facebook, meu gabinete, muitas reclamações sobre a rotatória da Al. Lucas Nogueira Garcez x Av. Santana. Estive com o Secretário de Mobilidade Urbana, Sr. André Agatte, para entender o projeto e reivindicar mudanças. O Secretário me informou que haverá mudanças no projeto. Vamos aguardar, estou acompanhando o fato junto ao executivo.” Afirmou o vereador.

Diversos munícipes reclamaram junto ao vereador, em postagens no Facebook:

Para Mauro Rolim, “o projeto estrangula o trânsito que já é precário em função de escolas, supermercado e material de construção e foi criado de forma a parecer visualmente bonito para quem circula pela região...”.

Ana Maria Boscariol, disse: “a fila indiana está ficando lá atrás ... absurdo passar um carro só”

Para Fabio Ferro, “esta obra realmente precisava de ajustes. Até que enfim foi tomada uma atitude coerente”, postou o munícipe.

Marcão do Itapetinga ainda prestou um esclarecimento a população sobre a revitalização da Lucas, sobre a origem dos recursos destinados as reformas e garantindo que o poder público tem atuado para diminuir os problemas e encontrar soluções.
“A verba para revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez, não vem de financiamento, vem através de verba do DADE, recurso para estâncias climáticas, turísticas, balneários, etc. Portanto dispensa votação e aprovação no Legislativo.
Quanto ao acompanhamento das obras e do projeto, foram realizados no mínimo três reuniões públicas com moradores e comerciantes locais. A Prefeitura vem realizando semanalmente visitas com os comerciantes do trecho em execução para arrumar e minimizar problemas.”

Quanto ao trecho “problemático” que tem sido alvo de reclamações ele afirma que concorda, pois faz uso diariamente da via e reitera que uma adequação está em análise e pode em breve melhorar o fluxo do trânsito no local.

“É uma alameda que cresceu sem planejamento, mas que precisava ser revitalizada. Um importante corredor turístico e gastronômico de nossa cidade e não poderia ficar no abandono como estava. Faço diariamente uso da avenida Santana e da Alameda Lucas e, também não concordo com este trecho. Mas precisamos ouvir o governo, que já se manifestou em rever tal situação e tecnicamente corrigi-la.” Conclui Marcão.

O Secretário de Mobilidade Urbana André Agatte, garantiu que as correções pontuais no projeto já estão previstas e não haverá aumento de gastos para o município.

O Portal Atibaia News reforça o compromisso com seu leitor que diariamente apresenta demandas e sugestões sobre a cidade e tem encaminhado as autoridades competentes cada caso que se mostra verídico. A Prefeitura de Atibaia tem sempre respondido e encaminhado esclarecimentos sempre que solicitados

VOLTAR