Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 04/03/2024 - 08h41

Atibaia Saneamento divulga as principais obras do mês de março para melhoria do sistema de esgoto

Intervenções têm como objetivo elevar os índices de saneamento local

A Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário em Atibaia e que atua na cidade por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) divulgou as melhorias que serão realizadas ao longo do mês de março, quanto tempo durarão e quais os benefícios dessas obras.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp 

Entre elas estão a intervenção do Coletor Tronco (CT) Itapetinga e a implantação das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) Alameda Sofia e Jardim Kanimar.

De acordo com a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Güillen, a primeira obra, Coletor Tronco Itapetinga, localizada na Avenida Alfredo André na altura do Supermercado Big Empório, será realizada no período noturno e tem como objetivo a intervenção corretiva da estrutura local. A previsão de duração é de 10 dias e a companhia de esgotamento sanitário informa que o fluxo de trânsito nos comércios do local não será afetado.

No caso das implantações das EEE Alameda Sofia e Jardim Kanimar, a previsão de término é por volta de seis meses. Contudo, como as intervenções são pontuais, o trânsito local não sofrerá nenhum transtorno. A Atibaia Saneamento reforça que as obras visam a destinação dos esgotos domésticos nas regiões e a ampliação do índice de cobertura de coleta de esgoto, que hoje abrange cerca de 92 mil pessoas na cidade.

“Além disso, as ações para implantação das Estações Elevatórias de Esgoto trazem para os bairros a possibilidade de interligação das residências ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, proporcionando mais qualidade de vida e preservação ambiental, já que o efluente das casas poderá ser direcionado para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, explica Mirian Güillen.

A Atibaia Saneamento reforça que os moradores da cidade podem saber mais sobre as obras de esgoto em andamento na cidade por meio da página oficial da empresa no Facebook e do site https://esgotoematibaia.iguasa.com.br/. Para informar qualquer ocorrência relacionada ao esgotamento sanitário, a população pode entrar em contato gratuitamente pelo telefone da SAAE em 0800 011 2190.

Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

VOLTAR