Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 20/06/2022 - 10h11

Atibaia Saneamento recebe certificação por reciclagem do lodo de esgoto

Iniciativa colabora para o ciclo sustentável do saneamento

Neste mês, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Atibaia e que atua no município por meio de Parceria Público-Privada com a SAAE, recebeu certificado de indicadores de valorização e transformação de resíduos pela Tera Ambiental. O reconhecimento se deu pela contribuição de 446 toneladas de lodo destinados para a compostagem, resultando em 172 toneladas de fertilizantes agrícolas e de paisagismo que encerram o ciclo de tratamento de esgoto de modo sustentável.

Desde 2014, a operação do Grupo Iguá encaminha todo o lodo para a unidade da Tera Ambiental, a organização de compostagem localizado em Jundiaí. O material é resultado do processo realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), onde os tanques fazem a sedimentação, reduzem a matéria sólida e a submetem à diversas etapas de filtragem até que esteja pronto. A reutilização colabora, entre outros fatores, para a diminuição do volume de rejeitos nos aterros sanitários, sendo uma alternativa ambientalmente correta para o descarte.

Por isso, durante o período de janeiro a dezembro de 2021, mais de 40% do lodo final pôde ser reaproveitado para a fabricação de insumos voltados para a agricultura. Como ele contém em si grande quantidade de minerais, substâncias húmicas, microrganismos e materiais orgânicos riquíssimos, a sua utilização apresenta ganhos significativos para o produtor rural, gerando uma economia de até 50%, se comparada com a compra de um fertilizante sintético.

“A destinação adequada do lodo é a forma mais sustentável de encerrar o processo de tratamento de esgoto na cidade de Atibaia. Além de trazer benefícios ambientais, a transformação do resíduo contribui para a economia e o trabalho de inúmeros agricultores locais”, comenta a diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco. Para ele, a parceria com a Tera Ambiental, organização responsável pela reciclagem de efluentes e materiais orgânicos, é bastante estratégica e fundamental para lidar com o rejeito com segurança e menor impacto ambiental possível.

Atualmente, a Atibaia Saneamento atende o município com duas grandes ETEs, nos bairros Estoril e Caetetuba, fim de elevar os índices de saneamento básico em Atibaia e promover ainda mais saúde e qualidade de vida para todos.

Sobre a Atibaia Saneamento: A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

VOLTAR