Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 17/09/2021 - 14h34

Atibaia Saneamento relembra os avanços do saneamento básico na cidade no Dia do Cliente

A empresa trabalha para a modernização dos processos de tratamento de esgoto

A Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Atibaia e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, decidiu comemorar o Dia do Cliente (15 de setembro), relembrando os avanços do saneamento e as melhorias nos índices de coleta e tratamento de esgoto no município nos últimos anos. Há oito anos, a companhia trabalha na implantação de redes coletoras, novas ligações e obras de grande porte como as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Por isso, a data foi escolhida para valorizar, estreitar o relacionamento com a população atibaiense e agradecer a confiança depositada ao longo dos anos.

Atualmente, a Atibaia Saneamento já conta com cinco ETEs em funcionamento, sendo as duas principais a ETE Estoril e a ETE Caetetuba e, além disso, a empresa possui também cerca de 16 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Avançando em saneamento, a operação do grupo Iguá continua o processo de modernização para alcançar o tratamento de 300 litros de esgoto por segundo na fase final ETE Estoril e 210 litros por segundo até a última fase da ETE Caetetuba. As ações concluídas nos subsistemas pretendem atender 16 bairros centrais e 25 regiões da cidade que hoje não dispõem dos serviços de esgotamento sanitário.

“O nosso objetivo é continuar assistindo os atibaienses com tecnologias e serviços de qualidade visando o desenvolvimento socioeconômico local e mais qualidade de vida para todos. Somos cientes dos inúmeros benefícios que o saneamento básico pode trazer para a população, como mais saúde e educação, aumento do turismo e geração de empregos e, é claro, mais sustentabilidade. Por esse motivo, queremos agradecer a todos pela confiança, sem essa parceria com a população nenhum avanço teria sido possível”, comentou o diretor da operação, Mateus Banaco.

Os esforços para alcançar bons níveis em esgotamento sanitário refletiram em números positivos de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Conforme apontam os dados da unidade vinculada à Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Atibaia teve um crescimento de 29% em cobertura de esgoto de 2015 a 2019, quase dez vezes mais que a taxa nacional durante o mesmo período. A meta deste ano é chegar ao marco de 75% de tratamento de esgoto na região, uma percentagem importante para a cidade.

VOLTAR