Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/01/2021 - 15h49

Avanços na tecnologia aprimoram os serviços de saneamento básico

Inovações visam aumentar a eficiência no processo de tratamento de esgoto

O desenvolvimento constante de novas tecnologias é fundamental para aumentar a eficiência nos serviços de saneamento básico. Com sistemas complexos em que redes de distribuição podem se estender por dezenas de quilômetros, pensar na melhora e ampliação da oferta de atendimento aos moradores é fundamental e necessário. Parte dessa inovação vem de dentro das próprias empresas de saneamento, como a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, e que tem investido em tecnologias com o intuito de modernizar os serviços de esgotamento sanitário no município.

Entre os projetos adotados e desenvolvidos pela empresa de saneamento, alguns já inseridos e outros ainda em fase de implantação, estão a alteração do processo de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Estoril, que sairá do sistema de bateladas, seguindo para o fluxo contínuo de aeração, o que aumentará capacidade de tratamento da operação. Outra medida inovadora foi a implantação de uma central de controle para monitoramento e manobras remotas que devem ser realizadas nas Estações Elevatórias de Esgoto, evitando o deslocamento de uma equipe até o local, além da adoção de softwares que externamente agilizam o atendimento a ordens de serviço e internamente evitam o consumo excessivo de papel na impressão de documentos.

A proposta da Atibaia Saneamento é melhorar e automatizar os processos, a fim de otimizar o tempo da equipe e alcançar resultados ainda mais eficientes quanto a coleta e tratamento de efluentes. “As modernizações que temos feito no sistema de tratamento de esgoto em Atibaia são fundamentais porque procuram não apenas a eficiência do resultado final do esgoto tratado, mas também a conscientização ambiental, econômica e social em todos os procedimentos executados pelas equipes ”, diz Sérgio Bovo, Diretor Operacional da Atibaia Saneamento.

Imagem ilustrativa

VOLTAR