Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 27/06/2025 - 16h03

Câmara autoriza Executivo de Atibaia a buscar empréstimo na Caixa para construir reservatório de água tratada

Obra de R$ 6.500.000,00 do PAC deve beneficiar cerca de 30.000 famílias - o equivalente a 90.000 habitantes

Foto: Câmara Municipal de Atibaia

A Câmara aprovou na sessão de quarta-feira, dia 25 de junho, o Projeto de Lei nº 0051/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal e dá outras providências.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News 

Na justificativa que acompanha o projeto, a Prefeitura esclarece que o objetivo é viabilizar a construção de um reservatório de água tratada em Atibaia. Segundo a Administração Municipal, a obra é essencial para ampliar a capacidade de armazenamento e distribuição de água, atendendo ao crescimento populacional e garantindo o abastecimento regular à população.

De acordo com o Executivo, atualmente, o sistema de reservação existente, denominado Alvinópolis, recebe uma vazão de 183 litros por segundo (l/s), correspondente a 39,8% dos 460 l/s produzidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) em operação. Com a entrada em funcionamento da nova ETA Central, prevista para 2025, a produção de água tratada aumentará para 700 l/s, e o novo reservatório terá capacidade para receber 250 l/s (35,7% da produção total), assegurando a distribuição eficiente desse volume adicional.

Conforme a Prefeitura, o projeto prevê a expansão do número de ligações de água, que passará de aproximadamente 16.300 para 27.000, beneficiando cerca de 30.000 famílias - o equivalente a 90.000 habitantes no horizonte de planejamento. Segundo o Executivo, essa ampliação é fundamental para universalizar o acesso à água tratada, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e se alinhando às políticas públicas de saneamento básico - um avanço significativo na infraestrutura hídrica do município, garantindo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população de Atibaia.

VOLTAR