Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 17/05/2022 - 09h39

Empresa de saneamento básico de Atibaia orienta os atibaienses sobre a adoção de boas práticas no dia a dia

População pode colaborar para o bom funcionamento do sistema de esgoto

A participação popular para o avanço do saneamento básico das cidades é sempre válida e muito importante também nos períodos mais secos do ano, como o outono e inverno. Em Atibaia, a empresa responsável pelo esgotamento sanitário no município e Parceira Público-Privada da SAAE, Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá, orienta a população local a contribuir de forma efetiva para o bom funcionamento do sistema, evitando problemas futuros como a obstrução e inundação das redes ou até mesmo o afundamento de asfalto nas vias públicas.

De acordo com a operação, o primeiro ponto a ser observado pelo cidadão é a situação da separação adequada do esgoto e esquema pluvial, já que a interligação das redes pode acarretar diversos transtornos. Entre os mais comuns, o excesso de vazão no sistema e o despejo inadequado dos efluentes domésticos nos rios e lagos ao entorno. Além disso, outra ação reforçada pela empresa de saneamento de Atibaia é a de evitar o lançamento de objetos de higiene pessoal, fios de cabelo, restos de comida ou até mesmo óleo de cozinha em pias, ralos e vasos sanitários. Os itens são uns dos principais vilões da obstrução das redes e danificação de tubulações.

“Possuímos redes de distribuição de coleta de esgoto extensas cobrindo praticamente toda a cidade, os hábitos conscientes dos atibaienses, bem como a notificação ágil quando há alguma possível anomalia no sistema, nos ajudam a continuar executando o trabalho com excelência e qualidade”, comenta a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Güillen.

A Atibaia Saneamento, que atende atualmente 144 mil pessoas, vem investindo continuamente na modernização e expansão das infraestruturas com a instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento de parte do sistema existente, entre outros serviços.

Fora do perímetro domiciliar, o morador pode ajudar na comunicação de irregularidades nas vias públicas. Por isso, caso observe um transbordamento de esgoto em uma rua ou ainda uma tampa de metal aberta, deverá ligar diretamente para a SAAE nos canais oficiais de atendimento, pelo WhatsApp (11) 96191-6680 ou telefone 4414-3523.

Sobre a Atibaia Saneamento – A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

VOLTAR