Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 30/10/2020 - 07h51

Essencialidade do saneamento básico é reforçado durante pandemia

Empresa prevê universalização entre os próximos anos, garantindo mais saúde para a população

Em meio a pandemia do novo Coronavírus, empresas que com a flexibilização já voltaram a atuar logo no começo do isolamento social, adequaram-se rapidamente seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir os riscos de contaminação, assim como manter a produtividade da equipe. Dentre as atividades que auxiliam a conter o avanço da doença, estão os serviços do âmbito do saneamento básico, ou seja, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo. Especificamente, sobre esgotamento sanitário, quando a população é atendida por este serviço, além de evitar a proliferação de doenças como febre tifoide, leptospirose, cólera e entre outras, também é possível reduzir o risco de contaminação pela Covid-19, garantindo assim mais saúde e bem-estar à população.

No entanto, de acordo com dados do Ranking do Saneamento 2020, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que aborda os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país, quase 100 milhões de brasileiros não possuem cobertura da coleta de esgoto e 35 milhões não têm acesso a água tratada. Com a pandemia do novo Coronavírus, os problemas enfrentados por essas regiões só se agravaram, pois o principal fator para conter o avanço da doença é através do saneamento, prejudicando então as populações mais carentes que residem nestes espaços urbanos.

Diferente do cenário atual, a cidade de Atibaia, interior de São Paulo, vem avançando e prevê a universalização dos serviços de saneamento básico entre os próximos anos. A Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto, segue com as obras de esgotamento sanitário para que a cidade alcance a meta de 100% do esgoto tratado, o que resultará em maior qualidade de vida e saúde aos moradores, além de atendimento integral para famílias que não dispunham deste serviço.

De acordo com Sérgio Bovo, diretor operacional da Atibaia Saneamento, “com gestão técnica e responsável temos executado obras e serviços que elevam os índices do esgotamento sanitário na cidade, além de beneficiar a saúde de toda a população que, em um tempo como este, merece respeito e atenção. Nosso objetivo está próximo e, muito em breve, poderemos comemorar a universalização dos serviços em todo o município”, reforçou o diretor.

VOLTAR