NOTÍCIAS
Falta de água começa a afetar bairros de Atibaia
Alta no consumo e escassez de chuvas tem prejudicado o sistema de abastecimento da cidade
Foto: Divulgação/SAAE
Na última semana moradores de diversos bairros de Atibaia se surpreenderam ao abrir a torneira e notar que estavam sem abastecimento de água. As falhas ainda são pontuais e não foram registrados ainda longos períodos com falta de água, mas a escassez de chuvas e o aumento do consumo de água são alguns dos fatores que tem causado as interrupções no abastecimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Diversos munícipes enviaram reclamações através do “Espaço do Leitor” apontando as falhas no abastecimento. As reclamações vieram de diversos bairros, do Alvinópolis à Vila Thaís, moradores foram pegos de surpresa, com a falta de água.
As reclamações foram encaminhadas a SAAE para verificação.
SAAE solicita colaboração da população para evitar o desperdício
A SAAE Atibaia confirmou que estão ocorrendo falhas no abastecimento da cidade e pontuou as principais razões que estão causando o problema.
Algumas regiões estão mais vulneráveis ao período de estiagem, pois o abastecimento depende da captação de córregos e fontes naturais que perdem sua capacidade hídrica com a falta de chuva.
A população deve colaborar com o uso consciente da água, evitando o desperdício, para não agravar o problema.
Abaixo a nota oficial:
“A SAAE Atibaia informa que, nos últimos dias, o consumo de água aumentou de forma significativa devido às altas temperaturas. Esse cenário, somado à queda de quase 50% na captação do Córrego do Onofre em razão da falta de chuvas prolongada, vem comprometendo os reservatórios e afetando o sistema de abastecimento. A transposição de água tratada do Rio Atibaia para a região atendida pelo Córrego do Onofre não tem sido suficiente para suprir a demanda, o que pode resultar em baixa pressão e falta d’água em pontos específicos, principalmente nas áreas mais altas da cidade. Para evitar medidas mais rigorosas, é essencial que todos economizem água, adotando práticas simples como reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, evitar a lavagem de carros e calçadas e adiar atividades que demandam grande volume de água, sobretudo nos fins de semana. A colaboração da população é fundamental para manter o equilíbrio do sistema e garantir o abastecimento a todos.
As equipes da SAAE seguem monitorando o sistema e, caso sejam necessárias medidas emergenciais, a população será informada pelos canais oficiais (site e Saae Notícias).