Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 04/02/2020 - 17h29

Moradores de Atibaia reclamam da qualidade da água nas torneiras

Roupas teriam ficado manchadas após lavagem nos bairros Jd. Maristela e Brogotá

Armando Teixeira Junior

Leitores do Portal Atibaia News entraram em contato com o site reclamando da qualidade da água que chega as residências pela rede pública.

Uma das reclamações dizia que roupas estavam ficando manchadas pela utilização da água. A leitora colocava as roupas para lavar na máquina, e após o processo elas apresentavam manchas. Ao procurar uma lavanderia encontrou outras pessoas com o mesmo problema, que alertaram que as manchas aconteciam pela qualidade ruim da água. As reclamações são de moradores dos bairros Jardim Maristela e Brogotá.

Diante das reclamações, o Portal Atibaia News encaminhou aos órgãos responsáveis algumas perguntas, visando esclarecer se existe algum problema pontual nos bairros citados. A Assessoria de Imprensa do SAAE Atibaia, encaminhou as seguintes respostas para este Espaço do Leitor:

Portal Atibaia News:  Existe algum problema com o abastecimento e com a qualidade da água em alguma região de Atibaia atualmente?

Nosso principal manancial de abastecimento público é o Rio Atibaia, que é formado pelo Rio Atibainha e Cachoeira, com vazão controlada pelas Represas de Piracaia e Nazaré Paulista. Nosso ponto de Captação faz parte da rede de monitoramento de qualidade das águas do Interior da CETESB no ponto ATIB 02010 com histórico a disposição para consulta no site da CETESB. Segue em anexo laudos da qualidade da água na saída do reservatório central e na rede, de empresa externa contratada, onde a água atende aos padrões de potabilidade.

Portal Atibaia News:  Em quais casos pode acontecer a chegada até as residências de água turva ou com algum tipo de impureza? Existe algum aviso ou alerta emitido antecipadamente nesses casos?

Em caso de manutenção, é feita a publicação em nosso site da ocorrência e das providências.

Portal Atibaia News:   No caso da leitora que fez a reclamação, é possível que as roupas tenham sido de fato manchadas pela água da rede pública?

A aplicação de Cloro é essencial no tratamento de água para consumo humano, destruindo os microrganismos presentes na água, garantido que a água fique protegida durante o transporte, bem como, é recomendado por lei que tenha um residual mínimo para garantir a qualidade da água enquanto fica reservada aguardando ser consumida. A quantidade de Cloro aplicada é regulada pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05 de 28/09/2017 do Ministério da Saúde, que em seu artigo nº 34 determina: Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório, rede e principalmente em pontas de rede distantes da produção. (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, Art. 34) O valor máximo de Cloro que pode ser encontrado na água distribuída está determinado no Anexo 7 do Anexo XX e é de 5 mg/L (ppm), conforme tabela:

DESINFETANTES DE PRODUTOS SECUNDÁRIOS DA DESINFECÇÃO (5)

 Como podemos observar pelos laudos anexos, adicionamos uma quantidade inferior ao permitido de cloro na água. Porém, pela sua importância e pela segurança da água a ser distribuída não podemos deixar de aplicar, e sempre que necessário vamos aplicar até a dosagem recomendada, que não é suficiente para causar manchas nas roupas.

Portal Atibaia News:  Como a população deve proceder se notar alguma irregularidade no abastecimento de água em sua casa? Quais canais deve procurar?

SAAE Saneamento ambiental de Atibaia – Contato 195
Vigilância Sanitária – Programa Pró-água - Fone: 11 3397-8200
Vigilância da qualidade da água - Agência ARES PCJ

Envie sua dúvida para o Espaço do Leitor!

E-mail: contato@portalatibaianews.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/portalatibaianews/

VOLTAR